Região
Crianças do Teewald vão até a casa dos avós para cantar e declamar em Hunsrik
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Ser recebido com um abraço carinhoso, beijos, guloseimas e muita alegria. Isso é bem coisa dos avós, não? Que mimam e amam incondicionalmente seus netos. Aquece o coração tê-los por perto, e reina para sempre a saudade quando partem. E, hoje, 26 de julho, é celebrado o dia deles.
E foi para marcar essa data tão especial que as crianças do Teewald – que frequentam o projeto de turno contrário (Arre) da Escola Amizade e de Padre Eterno Ilges –, foram até as casas de alguns avós no dia 5 de julho, e, também, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora.
Eles cantaram a canção ‘Franguinho na Panela’ – que marcou gerações. Além disso declamaram versos em Hunsrick, enaltecendo as raízes locais. Também entregaram lembrancinhas e, claro, o maior presente de todos: muitos abraços.
EMOÇÃO
Os avós se emocionaram, entre sorrisos e lágrimas. Foi uma tarde inesquecível, tanto para eles como para as crianças, que reafirmaram a importância de cultivar momentos junto das vovós e vovôs, assim como de toda a família.
ASSITA:
“Emocionante”
Seni Arend
“Eu achei muito legal. A Márcia (professora) tem o dão para isso. Ela achou versinhos em alemão de antigamente. Foi emocionante”, disse Seni Arend, que contemplou a apresentação em frente da Matriz.
“Lembrei que a minha vó contava para mim”
Therezinha Scholl
“Muito interessante. Cem por cento aprovado pelo empenho da professora Márcia que ensina o Hunsrik para os alunos. Os versinhos que as crianças contaram, lembro que a minha avó contava para mim”, disse Therezinha Scholl, 83 anos
Uma experiência marcante
A professora Márcia Fenner disse que o objetivo foi trazer um pouco do lado bom da vida. “Sintam-se abraçados, é com muito carinho e dedicação que foi feito. Eles ensaiaram bastante e o objetivo principal é trazer alegria e amor”, disse a professora Márcia Fenner.
A professora Gabriela Schneider agradeceu a Márcia e o professor Richart
A secretária de Educação, Margarete Capeletti Lechner, agradeu o empenho dos professores. “Acho muito interessante os avós passando na rua e recebendo essa homenagem.”