Conecte-se conosco

Região

Crianças do Teewald vão até a casa dos avós para cantar e declamar em Hunsrik

26/07/2023 - 00h30min

Atualizada em 26/07/2023 - 00h52min

Para dona Alvina Schuck, de 90 anos, a emoção foi indescritível. Ela fez questão de abraçar cada uma das crianças, professores (e até o repórter) (FOTOS: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Ser recebido com um abraço carinhoso, beijos, guloseimas e muita alegria. Isso é bem coisa dos avós, não? Que mimam e amam incondicionalmente seus netos. Aquece o coração tê-los por perto, e reina para sempre a saudade quando partem. E, hoje, 26 de julho, é celebrado o dia deles.

E foi para marcar essa data tão especial que as crianças do Teewald – que frequentam o projeto de turno contrário (Arre) da Escola Amizade e de Padre Eterno Ilges –, foram até as casas de alguns avós no dia 5 de julho, e, também, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora.

Eles cantaram a canção ‘Franguinho na Panela’ – que marcou gerações. Além disso declamaram versos em Hunsrick, enaltecendo as raízes locais. Também entregaram lembrancinhas e, claro, o maior presente de todos: muitos abraços.

EMOÇÃO

Os avós se emocionaram, entre sorrisos e lágrimas. Foi uma tarde inesquecível, tanto para eles como para as crianças, que reafirmaram a importância de cultivar momentos junto das vovós e vovôs, assim como de toda a família.

ASSITA: 

 

 

“Emocionante”

Seni Arend

Eu achei muito legal. A Márcia (professora) tem o dão para isso. Ela achou versinhos em alemão de antigamente. Foi emocionante”, disse Seni Arend, que contemplou a apresentação em frente da Matriz.

“Lembrei que a minha vó contava para mim”

Therezinha Scholl

Muito interessante. Cem por cento aprovado pelo empenho da professora Márcia que ensina o Hunsrik para os alunos. Os versinhos que as crianças contaram, lembro que a minha avó contava para mim”, disse Therezinha Scholl, 83 anos

Uma experiência marcante

A professora Márcia Fenner disse que o objetivo foi trazer um pouco do lado bom da vida. “Sintam-se abraçados, é com muito carinho e dedicação que foi feito. Eles ensaiaram bastante e o objetivo principal é trazer alegria e amor”, disse a professora Márcia Fenner.

A professora Gabriela Schneider agradeceu a Márcia e o professor Richart

A secretária de Educação, Margarete Capeletti Lechner, agradeu o empenho dos professores. “Acho muito interessante os avós passando na rua e recebendo essa homenagem.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.