Região
Criminosos usam nome de escritório de advocacia para tentar enganar clientes da região
Por Cleiton Zimer
Criminosos estão tentando aplicar golpes em nome de um escritório de advocacia de Dois Irmãos, especializado em direito previdenciário.
A fraude ocorre por meio de mensagens enviadas a clientes com a promessa de liberação de processos.
A advogada Marina Bitdinger Gassen confirmou que se trata de uma fraude, e pede que os clientes não façam qualquer depósito de dinheiro para os estelionatários.
O modus operandi
Os golpistas enviam mensagens como se fossem representantes do escritório de advocacia, informando aos clientes que seus processos estão prontos para liberação e pedindo que façam contato com a advogada responsável.
Um exemplo de mensagem enviada para um cliente nesta manhã de quarta-feira (4) foi: “Bom dia, Sra. *****, tudo bem? O motivo do meu contato é relacionado a liberação do seu processo que está com data prevista para hoje. Por favor, entrar em contato com a advogada responsável pela finalização do seu processo.”
A intenção dos criminosos é criar a falsa impressão de um atendimento legítimo. Eles enviam um contato como se fosse da advogada, porém, é um número dos criminosos.
Assim que a vítima ‘dá conversa’, eles pedem um determinado valor para, supostamente, liberar a aposentadoria. Mas tudo não passa de uma mentira.
Alerta
A advogada Marina alertou seus clientes sobre a fraude – que também já atingiu outros escritórios da região. Ela esclareceu que a mensagem não foi enviada por ela ou por qualquer integrante de seu escritório.
“Sim, é golpe. Olha essa foto. Quem me conhece vê que não sou eu. Um absurdo“, afirmou. Gassen destacou que até o momento mais de 100 clientes receberam as mensagens fraudulentas.
Uma ocorrência também foi registrada na Delegacia, porém, é muito difícil a polícia conseguir rastrear a atividade criminosa.
Desta forma, a atitude das vítimas é preponderante para que não se tenha prejuízos: não responder, bloquear o número e entrar em contato diretamente com os advogados com quem sempre trata.
Como identificar a fraude
A advogada enfatizou que a justiça não cobra nenhum valor para liberar atrasados de processos e que qualquer solicitação de pagamento para esse fim deve ser imediatamente desconfiada.
Ela ressalta a importância de sempre verificar a autenticidade das informações antes de realizar qualquer pagamento.
O escritório de advocacia recomenda que qualquer cliente que receba mensagens suspeitas entre em contato diretamente com os profissionais responsáveis para confirmar a veracidade das informações.