Conecte-se conosco

Polícia

Cuidado, você pode estar levando os bandidos para dentro de sua casa!

19/10/2023 - 11h05min

Atualizada em 19/10/2023 - 11h21min

Bandidos estão migrando cada vez mais para os crimes cibernéticos (FOTO: Cleiton Zimer/ilustração)

Por Cleiton Zimer

Passou-se o tempo em que a preocupação era tão somente andar atento na rua, ou cercar a casa, para não ser alvo de furtos/assaltos.

Agora, com as facilidades digitais, até mesmo os bandidos migram para os crimes cibernéticos – afinal, é um tanto “mais seguro” para eles.

As artimanhas estão cada vez mais sofisticadas. A cada dia surge um novo tipo de golpe, chegando a tal ponto em que as vítimas estão levando os criminosos para dentro de suas casas, para as mesas de jantar, às camas na hora dormir – sem sequer desconfiar.

Já parou para pensar que você, ou alguém que conhece, pode estar sendo vítima neste momento?

Faça-se algumas perguntas:

será que aquilo não é vantajoso demais? Não está parecendo muito fácil? Realmente tens certeza que estás falando com pessoa que está aparecendo no seu celular?

Nem tudo o que parece, é. E esta máxima nunca foi tão verdadeira!

Melhor prevenir que remediar

Difícil até mesmo para a polícia rastrear e identificar os responsáveis. Existem inúmeras camadas obscuras na internet onde podem se camuflar.

Não há outra forma se não a prevenção. E para tanto, nas últimas semanas a Polícia Civil de Dois Irmãos – integrando a Operação Virtude – está desenvolvendo diversas atividades, como dar palestras para idosos integrantes de projetos digitais no Município, participação na Rádio Imperial de Nova Petrópolis, além de distribuir panfletos pelas ruas.

33 golpes somente em um mês

A título de parâmetro, no mês de setembro a Delegacia do Município registrou 147 ocorrências, dentre as quais 33 (22,4%) estiveram relacionadas a casos de estelionato/golpes. “Esta categoria de delitos representou a incidência mais significativa durante o período, superando o número de registros referentes a perdas de documentos, que totalizaram 21 ocorrências, correspondendo a 14,3% do total”, explica Felipe Borba, delegado titular.

Pela quantidade de ocorrências e dificuldades de investigação, Borba enfatiza ser importante conscientizar as pessoas para diminuir as chances.

As pessoas acabam não se dando conta de todas as possibilidades que existem. Importante nunca acreditar em qualquer proposta que pareça muita vantajosa, nunca fornecer dados por telefone, mensagem. Não clicar em links sem se certificar que merece total credibilidade”, destaca.

Delegado Borba alerta para a variedade de golpes e maneiras de prevenção (FOTO: Cleiton Zimer)

Borba comenta sobre a importância de familiares, jovens, explicarem as funções do celular e aplicativos para as pessoas mais idosas – já que estes são os principais alvos. “Muitos as vezes não tem paciência, e depois se arrependem. Já teve casos de vítimas que perderam todas suas economias.”

 

Cartilhas estão sendo distribuídas ao longo do mês pelas ruas de Dois Irmãos (FOTO: Polícia Civil)

COMPRA FICTÍCIA

O idoso recebe um telefonema questionando se fez alguma compra no cartão de crédito. Ao negar, o idoso é perguntado sobre dados do cartão. De posse das informações pessoais da vítima, os golpistas fazem compras ou transferem valores.

FALSO PARENTE OU AMIGO

PRECISANDO DE AUXÍLIO

Um sujeito se passando por parente ou amigo manda mensagem explicando que está com dificuldade de pagar uma conta por qualquer razão e solicita que a vítima faça uma transferência ou pague um boleto, prometendo restituir posteriormente. Sem tentar conversar com o parente ou amigo que fez tal solicitação, a vítima executa a transação, descobrindo depois que o beneficiário foi um golpista.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Criminosos de posse de informações bancárias da vítima realizam empréstimos consignados a serem pagos pelo idoso, descontados direto da folha de pagamento. Como o pagamento é parcelado, normalmente demora para a pessoa se dar conta de que o valor, com juros, está saindo da sua conta. Muitas vezes, a vítima recebe um telefonema solicitando seus dados sob o pretexto de renegociar alguma dívida quando na verdade seus dados são usados para realizar outras dívidas.

CARTÃO PRESO NA MÁQUINA

Criminosos instalam aparelhos nos caixas eletrônicos para reter o cartão. Logo, alguém oferece ajuda. Sem a vítima perceber, seu cartão é trocado por outro. Caso o cartão fique retido na máquina, a vítima deve procurar funcionário credenciado dentro da agência.

GOLPE DO BILHETE PREMIADO

Inicia com uma abordagem na rua. Um desconhecido pede ajuda ou orientação. Em seguida, aparece outra pessoa e se oferece para ajudar também. O falsário está de posse de um bilhete premiado e solicita ajuda para localizar algum local e logo pede algum adiantamento em dinheiro, alegando que dará uma parte do prêmio para a vítima, que acaba fazendo saques e entregando os valores para o criminoso. Como a vítima vê uma terceira pessoa também ajudando, cria confiança em atender ao solicitado, acreditando que terá lucro.

QUEBRA DO CARTÃO

Os criminosos telefonam, dizendo que são da administradora do cartão ou do banco. Relatam que houve clonagem do cartão. Solicitam que a vítima quebre o cartão ao meio e entregue a um motoboy. Entretanto, o chip do cartão fica intacto e os criminosos fazem uso do cartão.

ALVARÁ OU CUSTAS JUDICIAIS

A vítima recebe um telefonema no qual é alertada sobre um processo judicial do qual é vencedora, mas é necessário depositar valores referentes às custas judiciais e honorários advocatícios antes de receber o dinheiro.

FALSO SEQUESTRO

O idoso recebe um telefonema no qual alguém alega estar sequestrando algum parente seu. Muitas vezes, ouvem-se gritos e choros, seguidos de um pedido de depósito.

A vítima deve tentar telefonar para seu parente antes de fazer a transação.

FALSO EMPRÉSTIMO

Alguém com uma foto de um parente do idoso faz contato alegando que trocou de telefone e que precisa de dinheiro urgente por alguma razão. A vítima faz a transação e depois vem a saber que seu parente nada solicitou. É importante que o idoso tente contato com o número antigo do parente antes de fazer o depósito.

BOOK FOTOGRÁFICO

Pessoas são abordadas na rua e acreditam estarem sendo convidadas para tirar fotos de graça ou a baixo custo. Depois de as fotos serem realizadas, são cobrados altos valores e há coação para que aconteça o pagamento.

GOLPE DO NUDE

Este tem os homens com vítima em quase 100% dos casos. A vítima é chamada para um bate papo com uma mulher jovem e bonita. Ambos trocam fotos e informações: Após, a jovem alega ser menor de idade. Então aparece alguém se fazendo passar por policial, ou o suposto pai da jovem para extorquir a vítima a pagar algum valor para evitar a prisão ou a revelação da relação à família do idoso.

INTERMEDIADOR DE VENDAS

O golpista entra em contato com a vítima após ela ter feito algum anúncio em um site de vendas. Depois, ele cria um novo anúncio (falso) com os dados do produto, mas com valor mais baixo. Consegue vender, mas não entrega o bem, deixando o primeiro vendedor e o comprador em litígio para ver quem arcará com o prejuízo.

FALSO EMPRÉSTIMO

Os criminosos fazem anúncios oferecendo empréstimos, através de redes sociais. Para a liberação do empréstimo é exigido um depósito.

FALSOS LINKS

Os golpistas acionam a vitima e referem. que ela ganhou alguma promoção ou sorteio. Então, pedem que a vítima acesse algum link, no qual a vítima deve preencher dados pessoais.

*A cartilha, distribuída pela comunidade, recebeu apoio do Consepro e do Sindicato Patronal de Dois Irmãos.

Participação na Rádio Imperial

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.