Região

Cultivando a agricultura na Linha Görgen em Morro Reuter

20/12/2023 - 10h18min

Alfredo na propriedade junto com seus morangos (Bruno Wingert)

por Bruno Wingert

Produtores investiram na produção de morangos e verduras e hoje tiram seus sustento do campo

O gosto pela agricultura muitas das vezes vem de casa, de uma raiz familiar. No caso do agricultor Alfredo Lenhen, de 48 anos, não é diferente. Nascido no hospital de Dois Irmãos, ele residiu toda sua vida no Morro Reuter, na localidade da Linha Görgen. No início era apenas plantação de batata, e aos poucos iniciaram com as verduras. Antigamente havia bichos na propriedade, mas hoje eles só plantam frutas e verduras.

Hoje, casado com Adriana e com a filha Maria, ele toca a propriedade da família junto com seu irmão Sérgio Lehnen, e assim eles cultivam morangos, e verduras para vender e ganhar seu ganha pão.

Alfredo e Sérgio na sua propriedade na Linha Görgen (Bruno Wingert)

 Vida no Campo

Para viver trabalhando na plantação, deve ser ter muita dedicação e empenho, principalmente para superar os dias de calor e frio. Os agricultores sempre mantiveram suas raízes na roça e não se arrependem. “Minha família sempre morou aqui, claro é uma rotina que não é fácil, mas já estamos acostumados. Trabalhar na agricultura não é uma tarefa fácil, pois na rotina de domingo a domingo é preciso lidar com várias situações do dia a dia e que precisam ser superadas. Mas de uma coisa se tem certeza, a profissão que está conectada a suas raízes e é feita com muito amor, sempre rende bons frutos”, destacou Alfredo.

Verduras também são vendidas por eles (Bruno Wingert)

Produção de morango


Há cerca de 15 anos, eles começaram a investir na produção de morango. “Começamos aos poucos, temos hoje cerca 23 mil pés de morango em plantações, com essa fruta atingimos um público muito bom por ser um produto bem consumido”.

Investimos na propriedade com estufa e água para a melhoria dos produtos, tanto nas frutas como as verduras. Temos um amplo espaço para podermos plantar e colher. Claro que as chuvas dos últimos tempos tem atrapalhado muito o plantio espero que melhore para o próximo ano”, completaram.

Propriedade tem cerca de 23 mil pés de morangos (Bruno Wingert)

Merenda escolar e feira do produtor


Além da venda direta eles atendem ainda a merenda escolar de Dois Irmãos e Morro Reuter, e o hospital São José em Dois Irmãos. “Também atendemos restaurantes, fruteiras e açaí, principalmente por causa dos morangos”.

Outra renda importante é a feira do produtor do município onde eles estão presentes todas as quartas e sábados. Estou toda quarta e sábado aqui, pessoal já sabe e vem direto comprar na feira, acaba criando um vínculo e virando seu amigo. É muito importante para nós produtores rurais essa feira, pois ajuda a valorizar nossos produtos que são naturais. Têm finais de semana que se vende mais do que outros porque consegue-se vender direto para o consumidor e o cliente já sabe”, destacaram os irmãos.

Alfredo mostrando os morangos (Bruno Wingert)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário