Conecte-se conosco

Região

“Danço, danço, danço; Se for para dançar a tarde inteira, eu danço”, diz morador de Nova Petrópolis hit nas redes sociais

16/11/2023 - 18h00min

Atualizada em 16/11/2023 - 18h11min

Bistruca recebeu a reportagem em sua casa na Linha Imperial (CRÉD. ARTHUR LOPES)

Nova Petrópolis/Presidente Lucena – Era só uma canção, mas que liberou as emoções: para cantar, para dançar e para sonhar. E foi ao som de Só uma Canção, interpretada por Xandi Gonçalves, da banda Pandora, que Bistruca ganhou o coração da região após viralizar dançando na Schmierfest, de Presidente Lucena.

Por: GIAN WAGNER BAUM

A festa estava rolando muito animada quando Ricardo Elias, o Mano, percebeu Bistruca também animado e dançando muito. Sua alegria era contagiante. “Ele não se importava com nada, só dançava”, lembra Ricardo. Mano pegou o telefone, filmou a dança e pediu para Bistruca se podia colocar nas redes sociais. Dez minutos após a publicação, o vídeo já havia passado de 100 curtidas no Instagram.

REPERCUSSÃO – O vídeo logo ganhou grande repercussão. Antes do Diário publicar o vídeo no Instagram, ele já havia alcançado 80 mil visualizações. Na página do Diário chegou a 148 mil nesta quinta-feira. Em uma página de torcedores colorados, o vídeo foi usado como meme referenciando a alegria de Bistruca à dos colorados com a derrota do Grêmio para o Corinthians e alcançou mais de 200 mil pessoas.

Prefeito Nack também fotografou com o visitante da Schmierfest (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

ENTENDER A VIDA – Logo após a repercussão, Xandi fez uma publicação procurando Bistruca. “A [banda] Pandora nasceu com esse propósito de tentar fazer as pessoas entenderem a vida e para nós entendermos a vida é não se preocupar com o que vão falar. É ser tu mesmo, dançar, cantar, pular. Porque normalmente as pessoas que se soltam numa festa tem a tendência de ficar mais recuada porque as pessoas ao redor costumam rir, apontar e zombar. Mas na verdade quem está se soltando é quem já entendeu a vida e a gente tenta explicar para as pessoas que essas pessoas são as que estão vivendo. Quem está se cutucando e fazendo bullying não entendeu isso ainda”, conta Xandi, que recorda que é comum as pessoas se soltarem nos shows da Pandora.

Xandi Gonçalves, vocalista da Banda Pandora (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

NOITE DO BISTRUCA – No dia 2 de dezembro está prevista uma festa para quem quer entender a vida e se soltar como o Bistruca na pista de dança. A ideia surgiu com Ricardo e ganhou apoio da banda que voltará a Presidente Lucena. O local ainda não foi definido. O nome da festa? ‘Noite do Bistruca: a festa para quem quer entender a vida!’

Mano com Bistruca logo após a gravação do vídeo (CRÉD. DIVULGAÇÃO)

E SE VIRASSE UMA PALAVRA NOVA?
A alegria de Bistruca dançando é contagiante e Xandi ousou ir além: “Deveria ser uma nova palavra, bistrucar”, diz o cantor. Com isso, entramos na brincadeira e fizemos junto com as definições de Xandi um verbete para você usar quando se soltar nas festas por aí. Ou melhor: bistrucar nas festas por aí.

Alegria que contagia
“Um cara simples, muito festeiro”. É assim que Bistruca, morador de Nova Petrópolis, se identifica. Aos 49 anos, trabalhador de uma indústria de ração, ele conta que dançar é uma de suas maiores alegrias. “Sempre fui assim, desde anos. Daí fiquei parado um tempo depois retornei”, conta. Bistruca mesmo sem ter idade, frequenta o grupo da terceira idade de Linha Imperial com quem sai para dançar. “Danço, danço, danço. Se for para dançar a tarde inteira, eu danço. Saio de noite, danço também. É assim a minha vida, com muita felicidade, graças a Deus”, conta.
Criado ao som dos anos 80, é deste estilo que ele gosta. “Gosto muito mesmo dos anos 80. Danço outras também, mas o que eu gosto mesmo é dos anos 80”, revela, e conta ainda quem é sua inspiração: Michael Jackson, o rei do Pop consagrado na década de 1980.
Não é a primeira vez que sua alegria chama atenção. Em 2003 ele venceu uma prova no Encontro de Motos de Nova Petrópolis e quando subiu ao palco, perguntaram-lhe o que ele mais gostava de fazer. A resposta foi clara: dançar. E lá ele dançou e fez sucesso, passando até mesmo a viajar com grupos para outras cidades, sempre dançando e animado o público. No vídeo abaixo, um registro de 2008 de Bistruca dançando a “Dança do Créu”.

JÁ TRABALHOU NO DIÁRIO – Bistruca também já trabalhou no Diário. Ele não recorda os anos exatos, mas atuou por um bom período nas entregas, onde entregava jornal nas localidades de Linha Imperial, Pinhal Alto e arredores.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.