Região
Daniel é eleito prefeito de Nova Petrópolis com 36,93% dos votos
Lelo ficou em segundo lugar, com 30,87%
GIAN WAGNER BAUM
Nova Petrópolis – Daniel Michaelsen foi eleito prefeito de Nova Petrópolis com 36,93% dos votos. A chapa composta pelo vereador agora do Republicanos e pelo também colega vereador Alexandre da Silva, este do PSB, recebeu 4.957 votos. Em segundo lugar ficou a chapa de Regis Hahn e Jerônino, que fez 4.144 votos (30,87%). Em terceiro lugar ficou o candidato Josué Drechsler, do MDB, que compôs coligação com o PSDB de Kátia Zummach. A dupla da situação fez 2.245 votos (16,73%). Charles Paetzinger e Lila Petry, do PSD e PL, fez 2.076 votos (15,47%).
Tão logo saiu o resultado das urnas, os eleitores de Daniel já se reuniram na Praça das Flores para festejar. “A partir da meia noite acabou a campanha e vamos focar em trabalhar por Nova Petrópolis”, disse o vice-prefeito eleito. “Vamos trabalhar com ousadia e atitude. Na segunda quinzena de outubro já estaremos trabalhando por Nova Petrópolis”, afirmou o candidato Daniel, já praticamente sem voz quando fez seu discurso da vitória.
Daniel está vereador pela sexta vez, fazendo 24 anos de Legislativo, sendo o vereador que mais atuou pela Câmara de Nova Petrópolis. Antes da pré-campanha, Daniel saiu do MDB, partido que integrou por muitos anos, para ingressar no Republicanos, que lhe deu a oportunidade de tentar o Executivo pela primeira vez. A coligação com Alexandre, atual presidente da Câmara e vereador pela segunda vez, trouxe o PSB do deputado Elton Weber e do ex-secretário de Turismo, Rodrigo Santos.
Vereadora mais votada não será nem suplente
Uma situação incomum aconteceu nas eleições de Nova Petrópolis e a candidata mais votada, Margarida Neumann, não foi eleita e não será sequer suplente da próxima Legislatura. Isso porque ela sozinha fez 689 votos, mas seu partido, o MDB, não fechou a legenda necessária para ter um representante na Câmara, que ficou em aproximadamente 1.465 votos. Com isso, pela primeira vez em um bom tempo, o MDB não estará na Câmara de Vereadores e nem na Prefeitura.
Além disso, a candidatura de quatro vereadores ao Executivo abriu vagas para novos vereadores a partir de 2025. As únicas figurinhas conhecidas são os vereadores Freitas (PP), Bresco (PL) e Alemão (PSDB) que se reelegeram.
Vereador Partido Votos Eleito
Tuli PSD 658 Direto
Oraci de Freitas PP 550 Direto
Maicon Knaak PSB 463 Direto
Inspetor Robson Republicanos 441 Direto
Jorge Lüdke (Alemão) PSDB 436 Média
Narciso Júnior PDT 368 Média
Plínio Republicanos 362 Média
João Bombeiro PL 322 Direto
Tarcísio Brescovit PL 309 Média
A eleição de Nova Petrópolis em números
14.362 Eleitores
13.181 Votos válidos
531 (3,7%) Votos nulos
650 (4,53%) Votos em branco