Conecte-se conosco

Região

De mala e cuia: Ilson Kaiser leva Picada Café para a centésima São Silvestre em São Paulo

29/12/2025 - 08h33min

Picada Café – Em casa, dividido entre a sala, e dois quartos, estão as mais de 350 conquistas que o cafeense Ilson Kaiser divide sua alegria. Medalhas, troféus, bandeiras, tudo guardado com carinho. As conquistas provém de 11 anos de corridas, muitas corridas. E para fechar o ano, ele segura a euforia e treina, treina muito. Na próxima semana Ilson Kaiser colocará a cidade onde nasceu, cresceu e carrega com orgulho na principal corrida do Brasil e que, em 2025, terá 50 mil inscritos: a Corrida de São Silvestre em São Paulo. Aos 43 anos, ele se disse preparado para, mais uma vez, fazer bonito. “Em 2017 tive a oportunidade de fazer essa prova desafiadora de 15km. Conclui na posição 343 entre 32 mil inscritos”, lembrou.

SONHO DE VOLTAR

Ilson é daqueles que carrega com orgulho o nome de Picada Café. Voltar para a São Silvestre, afirma ele, é um sonho realizado. “Eu sempre tive esse desejo. Essa será a centésima edição da corrida, ainda mais especial e com 50 mil inscritos”, detalhou. E estar na São Silvestre é fechar o ano com chave de ouro. Em 2025 ele participou de 17 corridas e levou o nome de Picada Café para 13 pódios. “Para mim, todas foram importantes. Cada uma teve sua preparação, seus desafios. Para onde for, me preparo e dou meu máximo”, reiterou. Entre as cidades que Ilson correu em 2025 estavam Porto Alegre, Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Petrópolis, a desafiadora Travessia Torres Tramandaí (TTT) no Litoral Norte, Picada Café, entre outras. Atleta da Nova Runners, de Nova Petrópolis, com quem divide cada conquista. Além disso, afirma que percorreu cerca de 2.400km em 2025 nos treinamentos, o que demostra a dedicação ao esporte. O cafeense agradece a cada apoio. São eles Pro-Pé Calçados, Academia Refit, Casa Schmitt, Mercado Compre Bem, Florita Massoterapia, vereador Jair Schaab e equipe Nova Runners.

A inspiração na companheira que partiu em 2024

Correr é estar buscando novos objetivos sempre. Desde 2024, para Ilson, há uma motivação a mais. A fiel companheira, parceira de 13 anos e muitos desses, correndo ao lado, agora é inspiração. Salete Nobles também era corredora e, acima de tudo “uma companheira”, como ele mesmo define. “Ela foi, ao longo desses anos, um apoio fundamental. Seja dentro de casa, nas corridas, na vida. Em 2024 esse ciclo se fechou com a perda da irreparável da minha eterna namorada Salete. Tive que me reinventar de várias formas para seguir em frente. Tenho certeza e sinto que é assim que ela quer me ver. Sei que ela está me iluminando e torcendo por mim lá de cima”, declarou Kaiser.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.