Conecte-se conosco

Região

Delegacia de Dois Irmãos já efetuou 30 prisões neste ano

19/07/2023 - 14h44min

Na imagem, prisão de um criminoso que se passava por policial civil – em maio (FOTO: Cleiton Zimer / atquivo)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Com a prisão dentro do Fórum da comarca na tarde de terça-feira (18), de um agressor que voltou a ameaçar a ex-companheira – e inclusive servidores e autoridades –, a Delegacia do Dois Irmãos executou trinta prisões em 2023. A maioria é preventiva, ou seja, vinculadas a investigações promovidas pelo órgão policial após o esclarecimento da autoria das infrações penais.

Passado pouco mais da metade deste ano, a expectativa é de que o número do ano passado [total de 37 prisões], que foi inclusive o recorde da Delegacia, seja superado.

De acordo com o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia, a diversidade dos crimes que motivaram as prisões demonstra que a equipe vem desenvolvendo trabalho investigativo no âmbito de todos os crimes noticiados à Polícia Civil.

Prioridades

Borba destaca que o tráfico de drogas, os crimes patrimoniais e a violência doméstica seguem sendo a prioridade de enfrentamento. “Temos clareza sobre a relevância do controle dos índices destes crimes para a segurança da comunidade.”

Integração entre os órgãos


“A troca de informações com a Brigada Militar, a integração com os órgãos municipais (Conselho Tutelar, Meio Ambiente, Fiscalização Sanitária, Assistência Social, etc.), e o respaldo do Ministério Público e do Poder Judiciário – que nitidamente possuem diferenciado espírito de responsabilidade social – contribuem para que consigamos traduzir nosso trabalho também em prisões”, destaca Borba.

O delegado frisou que a participação da comunidade, por meio do Consepro e de denúncias, é imprescindível “para que possamos esclarecer o maior número de crimes possível e, se for o caso, requerer a decretação de prisões cautelares”.

Para Borba, a DP de Dois Irmãos está muito bem servida de policiais civis. “Capazes de realizar qualquer diligência útil ou necessária para o esclarecimento dos delitos que aqui ocorrem. E aproveito o espaço para formalizar meu agradecimento à equipe.”

As prisões em números:


8 – TRÁFICO DE DROGAS
5 – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER
5 – CRIMES AMBIENTAIS (maus tratos e poluição)
3 – FURTO
2 – ESTELIONATO
2 – CRIMES SEXUAIS
2 – PORTE DE ARMA
1 – EXTORSÃO
1 – ROUBO
1 – CAPTURA DE FORAGIDO

*Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia pelo telefone 51 3564-1190 ou whatsapp 51 98543-7318, garantindo-se o sigilo da informação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.