Conecte-se conosco

Região

Deputado Marcel van Hattem recebe reconhecimento de organização internacional pela defesa de Israel no Parlamento brasileiro

08/12/2023 - 18h56min

Em evento realizado em Santiago, no Chile, o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) foi reconhecido pela American Jewish Committee (AJC), organização com atuação internacional em defesa dos interesses do povo judeu, pelo trabalho realizado em apoio à Israel durante “momentos difíceis”. Membro do grupo de amizade Brasil-Israel, o deputado foi convidado a participar do Fórum Estratégico para Líderes de Comunidades Judaicas Ibero-Americanos, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de dezembro na capital chilena.

“Meu compromisso com a causa israelense e judaica começou antes mesmo de eu chegar a Brasília. Ainda durante a legislatura que participei como deputado estadual do Rio Grande do Sul, meu estado natal, iniciada em 2015, eu já buscava criar e fortalecer laços com vocês, laços baseados em valores e no compromisso firme a democracia, direitos humanos, Estado de Direito e liberdade”, disse o deputado Marcel durante discurso no evento.

Ao mencionar os ataques feitos a partir da Faixa de Gaza pelo grupo terrorista Hamas contra Israel, no dia 7 de outubro, que desencadearam uma guerra ainda em curso, o deputado sinalizou que foram cruéis, covardes, contra indefesos e inocentes civis, mas não apenas isso: o ataque foi direcionado precisamente a quem defende os valores da democracia respeita aos direitos humanos, o Estado de direito, e preza pela liberdade. “Por isso, apresentamos uma moção de solidariedade a Israel no Parlamento brasileiro e conseguimos, de forma unânime os votos a favor, apesar de uma ou outra abstenção”, indicou.

O deputado gaúcho agradeceu pelo reconhecimento recebido e pelos aplausos durante seu discurso. Para ele, ter estado em Israel, também a convite da AJC, em uma visita preparada aproximadamente um mês antes do ataque surpresa realizado pelo Hamas, foi muito importante. “Se há algo que aprendi da minha experiência em Israel, graças à AJC, é que os palestinos são oprimidos e doutrinados por um bárbaro, violento e radical grupo terrorista. Apesar de todos os esforços israelenses para dar esperança aos oprimidos, além de suprimentos como eletricidade, água, e até mesmo permissões de trabalho. Infelizmente, a ajuda se transformou em recursos financeiros para o Hamas, que se municiou para a guerra enquanto palestinos voltavam para Gaza após trabalharem em Israel. Uma vergonha”.

Membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Marcel van Hattem, que também é graduado em Relações Internacionais, demonstrou ainda a sua total discordância com as recentes falas de Luís Inácio Lula da Silva, atual presidente da República do Brasil, com relação aos confrontos entre Israel e Hamas. “Lula está se esforçando para nos envergonhar com suas desastrosas e desprezíveis declarações, infelizmente. Não há simetria possível com terroristas. Lula tenta colocar na vítima a culpa dos agressores, e temos que dizer chega! Esse comportamento ultrapassado e hipócrita, baseado no marxismo, deve ser fortemente contestado. Talvez Lula pudesse investir melhor seu tempo tentando salvar e libertar os reféns, incluindo um brasileiro, que ainda é mantido pelo Hamas”, pediu.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.