Região
Desassoreamento foi realizado no Arroio Feitoria em Dois Irmãos
O Município de Dois Irmãos, contemplado pelo programa Desassorear RS, dará início nesta terça-feira (16/12), as ações de desassoreamento no Arroio Feitoria. O programa tem como objetivo a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios afetados pelas enchentes, contribuindo para a prevenção de novos alagamentos.
As obras fazem parte do eixo 1 do programa Desassorear RS, voltado a recursos hídricos de pequeno porte, como arroios e canais de drenagem. Com previsão de término em fevereiro de 2026.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Edson Luis Maica Severo, a ação reforça o compromisso do Município com a manutenção da infraestrutura urbana e com a redução dos impactos causados por eventos climáticos extremos, promovendo mais segurança e qualidade de vida à população.
Dois Irmãos está entre os 154 municípios beneficiados pela iniciativa, que integra o Plano Rio Grande. O Município recebe até R$ 750 mil em serviços, executados por empresas licenciadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do RS.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, sob a coordenação do secretário Marcos Aurélio do Santos, tem atuado de forma intensa e contínua para viabilizar a execução das ações de desassoreamento, garantindo que os trabalhos ocorram de maneira eficiente e dentro dos prazos, com foco na prevenção de alagamentos e na melhoria da segurança e da qualidade de vida da população.
Além do secretário Marcos, estiveram no local acompanhando o início do trabalho, o chefe do Departamento de Serviços Públicos, Lidiekson Peralta, a equipe do Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos, arquiteta e fiscal do Projeto Desasssossear, Luciene Pierre e o engenheiro civil do Projeto, Marcus Vargas.
