Região

Dia de Finados: as sepulturas históricas do cemitério evangélico de Dois Irmãos

02/11/2024 - 09h48min

Por Mauri M.T.Dandel

Dois Irmãos – O sábado de Dia de Finados está sendo de intensa movimentação nos principais cemitérios da cidade, assim como em Morro Reuter, tanto na sede como nas comunidades do interior.

No cemitério evangélico do Centro, a visitação está intensa. Este cemitério tem uma importância histórica para o município e para a cultura, devido a grande quantidade de túmulos antigos.

Uma pequena caminhada entre as lápides do local transporta o visitante para os tempos antes de 1.900, pois são muitas sepulturas daquela época. Entre elas, está uma sepultura enigmática, com as inscrições do nascimento e falecimento de Leopoldo Petry, datada no século de 1800. Leopoldo Petry é homônimo ao ex-prefeito que deu nome à Prefeitura de Novo Hamburgo.  Em Dois Irmãos, em recente matéria do C.F. Brazil, de 1917, aparece o nome de Leopoldo Petry na ata de fundação do clube. Seria a mesma pessoa? Há familiares de Leopoldo Petry em Dois Irmãos?

Confira a imagem enviada por Juarez Stein.

IMPORTANTE: Ao final do post, confira a programação religiosa do dia

Não confunda: cemitério evangélico do Rübenich foi tombado

Quando se fala da importância histórica do cemitério evangélico, estamos falando do cemitério do Centro. Mas, é importante destacar que há outro cemitério evangélico no município, este, desconhecido por muitos.

O Cemitério Evangélico do Travessão foi tombada pela Prefeitura Municipal de Dois Irmãos-RS por sua importância cultural para a cidade – e fica na rua Alberto Rübenich, em frente a escola da comunidade.

Veja mais informações: 
Nome Atribuído: Cemitério Evangélico do Travessão
Localização: R. Alberto Rübenich – Dois Irmãos-RSDecreto de Tombamento: Portaria municipal de tombamento n° 116/2003, de 11 de abril de 2003.
Ficha de inventário – Compac

Importância: O bem se destaca por apresentar valor nas seguintes Instâncias:
1 – Instância Cultural: Enquanto referência histórica; pelo valor de antiguidade; pelo valor tradicional para a comunidade e pelo valor de referência coletiva;
2 – Instância Morfológica: Valor arquitetônico: pela qualidade formal, Valor pela referência historiográfica; Valor pela raridade formal; Valor como elemento referencial na paisagem urbana;
3 – Instância Funcional: Compatibilização com a estrutura urbana e pela permanência dos usos originais nas estruturas existentes.
4 – Instância Técnica: Valor pelo risco de desaparecimento e Valor pelo bom estado de conservação;
5 – Instância Paisagística: Valor pela compatibilização com a paisagem urbana; Valor pelo conjunto de unidades – estruturação do cenário da quadra e Valor como elemento referencial.
6 – Instância Legal: legislação de preservação em nível municipal (Lei de Tombamento e Zoneamento em Plano Diretor).
Fonte: Ficha de inventário – Compac.

Descrição: O Cemitério Evangélico do Travessão Rübenich remonta a instalação de colonos imigrantes alemães na Picada Baumschneis em sua grande maioria evangélicos e que foram atendidos a partir de 1831 pelo Pastor Voges, o qual permaneceu até 1932. A partir do ano de 1854 com a aquisição de novo terreno para a construção da igreja e do cemitério (atualmente a IECLB) e a conclusão do muro do cemitério em 1859, onde já se achavam 6 sepulturas, os luteranos passam também a ser enterrados ali.
Na década de 1990 foram realizadas diversas ações por parte da comunidade e do genealogista André Dienstmann em forma de mutirão para realizar a conservação do local, a participação de moradores e também pelas famílias dos entes ali enterrados. Também em 2000 passou a fazer parte da Rota Colonial Baumschneis, recebendo infraestrutura como placa de identificação e informação a respeito do estilo gótico e seus significados nas lápides encontradas ali, que apresentam símbolos como a flor-de-lis, a flor de lótus, arcos, florões e flechas.
Túmulos foram interpretados: Johannes Korndöfer, Jacob Dienstmann, Margareth Dienstmann Korndörfer, Cristina Korndörer Tothmann, Elisabeth Konrath Utz, Eduard Konrath, Elisabeth B.Lampert, Wilhelm Blauth e Leopold Korndörfer.
Fonte: Ficha de inventário – Compac.

 

 

Paróquia São Miguel de Dois Irmãos

Missas de FINADOS : Terá Missa de Finados no dia 02/11/2024 às 08:00 na Matriz São Miguel, no bairro Travessão BR-116, no bairro São João e no Bairro Vale Direito com a bênção das sepulturas após a missa. Na Matriz terá missa às 09:30 – mas sem bênção no cemitério.

Missas deste final de semana:

Sábado – dia 02/11/2024 às 16:00 na Matriz São Miguel e no bairro Primavera. Às 17:30 no Bairro Portal da Serra, no Bairro São Miguel e Bairro Vale Direito. Às 19:00 no bairro Moinho Velho e no bairro Vale Verde.
Domingo – dia 03/11/2024 às 08:00 na Matriz São Miguel, no bairro Travessão BR-116 e no Travessão Rubenich. Às 09:30 na Matriz São Miguel, no Bairro Navegantes e no Bairro São João. Às 19:00 na Matriz São Miguel e no Bairro Bela Vista.

 

Paroquia Imaculada Conceição Morro Reuter

Programação do final de semana

Sexta-feira, dia 01/11, às 15h30: Matriz, terço, missa e bênção do Santíssimo; às 19h, São José do Herval, missa, bênção do Santíssimo e da saúde.
Sábado, Finados, dia 02/11, missas: às 8h, Matriz e Picada São Paulo; às 9h30, São José do Herval e Walachai; às 15h, Frankenthal e Linha Cristo Rei; às 18h, Matriz.
Domingo, dia 03/11: às 8h, Matriz, às 9h30, São José do Herval, com Primeira Eucaristia; às 18h, Matriz.

 

Sair da versão mobile