Região

Dia de vacinação contra dengue mobiliza saúde de Estância Velha

22/06/2024 - 13h32min

Atualizada em 22/06/2024 - 13h37min

Um dos primeiros a receber a vacina contra a dengue, Nicolas Cardoso Nicolode (FOTO: Geison M. Concencia)

Estância Velha – As primeiras doses de vacina contra a dengue foram aplicadas na manhã deste sábado, nas unidades básicas de saúde do Município. O público alvo da campanha são adolescentes de 10 a 14 anos, conforme quantitativo recebido e determinação do Ministério da Saúde.

Um dos beneficiados, foi Nicolas Cardoso Nicolode, de 14 anos, que já sabe da importância da prevenção. “Já tive dengue e sei como ruim. Fiquei com muita febre. Por isso, acho importante a vacina, para se prevenir”.

ina da dengue deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Técnicos de enfermagem e enfermeiros da Atenção Básica participaram de uma capacitação sobre a aplicação da vacina contra a dengue. Ao todo, nesta primeira leva, o Município recebeu 714 doses.

Dengue
Estância Velha tem atualmente 1205 casos da doença e dois óbitos no ano de 2024. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas. O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor da dengue. O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos fêmea infectados. Após o período de incubação (4-10 dias), um mosquito infectado é capaz de transmitir o vírus pelo resto de sua vida.

Sair da versão mobile