Conecte-se conosco

Região

Dia do fotógrafo: A vida pelas lentes

08/01/2025 - 10h50min

Foto: Anie Julie Rodrigues

O olhar de quem registra a história

Por Anie Julie Rodrigues

Celebrado hoje, o dia do fotógrafo tem uma origem especial no país: se trata de uma homenagem à invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre em 1839. O oito de janeiro foi escolhido pois marca a data de chegada do primeiro daguerreótipo no Brasil, no ano de 1840.

A fotografia se tornou popular, graças a evolução tecnológica e hoje, todos podem registrar os momentos de alegria e maior importância apenas com um clique. Como hobby, numa viagem ou apenas para atualizar as redes sociais, a imagem faz parte do dia a dia da população. Mas antes da facilidade, que hoje é possibilitada por smarthphones, o trabalho dos fotógrafos acompanhava de perto a história sendo feita.

Mais de seis décadas de trabalho

A celebração de casamentos, aniversários, batizados e tantas outras etapas requer técnica e dedicação. Atuando há pelo menos 67 anos, a família Vogel foi a pioneira na região quando o assunto é fotografia. Benno Vogel começou trabalhando em São José do Hortêncio, e decidiu se mudar para Ivoti, onde atuava como ecônomo e fotógrafo e o primeiro estúdio ficava no local onde hoje existe a Câmara de Vereadores. Seu filho João Afonso Vogel começou a trabalhar aos 13 anos na profissão e assumiu o lugar do pai como fotógrafo. Em agosto de 2024, João completou 50 anos na profissão. A esposa ajudava no começo na iluminação, e depois passou a ser a segunda câmera nas filmagens, e a partir disso decidiu fazer a graduação na área.

A primeira câmera utilizada no trabalho ainda está com a família, uma Rolleiflex. Foto: Arquivo pessoal Foto Vogel.

De uma família para outra

Em entrevista ao Diário, Mara também falou sobre a dedicação e responsabilidade em registar os momentos. Um dos pontos levantados pela fotógrafa está na honra em poder acompanhar diferentes histórias.

“É sempre uma emoção muito grande. É de geração em geração, e a gente vai acompanhando. Esses tempos, eu fiz um 15 anos, de uma moça que a gente fez desde as fotos de bebê dela. Fizemos o book antes da festa, cheguei a chorar. É uma emoção e uma honra participar da história das famílias, e a Foto Vogel é de família para família.

O segundo estúdio da Vogel era localizado na Av. Presidente Lucena, 3373.

Por consequência do reconhecimento, grande parte da clientela conhece o trabalho da família e registra continuamente diferentes celebrações, até mesmo mudando datas para conseguir contratar os serviços.

Mara e João atuam na cobertura de eventos, com fotos em estúdio e com a produção de álbuns e fotos em geral. Foto: Arquivo pessoal Foto Vogel

O Diário deseja a todos os fotógrafos, sejam eles profissionais ou amadores, um feliz dia do fotógrafo!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.