Região

Diário da terceira idade: Aurea, aos 72 anos, se dedica ao bauernmalerei

19/09/2024 - 08h48min

Atualizada em 19/09/2024 - 15h35min

Aurea com os pratos pintados com a técnica do bauernmalerei. Fotos: Nadine Dilkin

MORADORA SEMPRE TEVE ENVOLVIMENTO COM TRABALHO DE ARTESANATO

Por Nadine Dilkin

IVOTI – Aurea Marta Beck, 72 anos, é aposentada e dedica a maior parte do seu tempo ao artesanato. Sócia proprietária da loja Frutos da Arte, em Ivoti, na rua Fagundes Varela, descobriu seu dom há poucos anos, através de uma memória afetiva: a arte do bauernmalerei, pintura em diversos objetos.

Aos 7 anos, Aurea se encantou com as pinturas florais em um armário que sua madrinha trouxe de viagem da Alemanha. E Aos 16, ela fez uma viagem colegial para Gramado e lá ela conheceu uma loja. Nesse local viu o mesmo tipo de pintura e, com a dona da loja, ela descobriu que era uma pintura alemã, chamada bauernmalerei. “Fiquei feliz da vida, pois o nome da técnica eu já tinha”, relata Aurea.

Artesã desde a juventude

Aurea é formada em Ciências Contábeis e sempre trabalhou em empresas. Mas desde jovem sempre foi envolvida com o artesanato e, quando se aposentou, ela começou a trabalhar em casa e se dedicar no ramo fazendo tricô, crochê, patchwork e mosaico.

<olho>“No artesanato não se fica rico, mas também não fica doente, pois é uma terapia”

Aos 54 anos, começou a pintar alguns traços da pintura alemã e depois com a chegada da internet, principalmente as redes sociais, ela expandiu o seu trabalho e começou a se dedicar na pintura. “Eu sempre fui autodidata, nem havia quem dava curso e a maioria das pessoas nem conhecia essa pintura, e também nunca viajei”, explica a artesã.

Comunidades

A artesã começou a divulgar o seu trabalho nas redes sociais e em março deste ano, uma pessoa de Minas Gerais, viu o trabalho dela, foi elogiada e convidada para entrar em uma comunidade nacional chamada “Rota do Bauer do Brasil”, onde ela expõe os seus trabalhos. E também faz parte da “Comunidade Loucas do Bauer.”

Passado de gerações

Um grande orgulho da idosa é que sua filha Júlia Balsemão, 42 anos, sempre teve o contato com a arte, iniciando com 10 anos os trabalhos com crochê e, a partir dali, sempre teve o contato com a arte. Em 2012 deixou de trabalhar na sua profissão, na área de administração, e começou a trabalhar com a mãe no artesanato.

A neta de Aurea, Mel Balsemão, de 7 anos também está começando a seguir os passos da avó. Ela tem um cantinho próprio para fazer os trabalhos.

No ateliê, a artesã faz a maioria dos trabalhos

Exposição

Além de ter uma loja física, chamada Frutos da Arte, localizado na rua Fagundes Varela, inaugurada em 2008, os trabalhos também são expostos e vendidos na Feira Colonial do Núcleo de Casas Enxaimel. Os produtos estão disponíveis todos os domingos no pavilhão, 9h às 17 horas.

“A pessoa que ama o Bauer, identifica, nem que seja uma florzinha”, ela conta que muitas pessoas reconhecem o seu trabalho nas exposições no Núcleo. “É uma pintura que traz uma energia boa. Você não se cansa de olhar”

Além de ter uma marcenaria própria, onde Aurea faz o material em madeira, no ateliê ela possui um cantinho onde se dedica expecificamente aos traços do baurnmalerei. “Eu fico até meia-noite, até mais tarde, pintando”, conta. Em um período de 7 dias ela pintou 88 pratos. A artesã tem uma grande variedade de objetos pintados com a arte, como: bancos, cuias, latas, chaleiras, casinha de passarinho, entre outros.

História do bauernmalerei

O bauernmalerei é um estilo de artesanato rústico alemão, cujas origens são do século XVII. A arte caracteriza-se especialmente pelas pinceladas únicas de temas florais e animais, com traços, pontinhos e fundo patinado. Cada símbolo tem um significado especial.

A tradução literal, do bauernmalerei é “pintura campestre”. A técnica, que começou como uma forma de melhorar o ambiente doméstico, usando reaproveitamento artesanal de metais e madeira no ambiente interno das casas durante os longos períodos de guerra na Europa. Até o século XX, tornou-se amplamente popular em todo o mundo. Hoje em dia, ela é muito apreciada por sua estética campestre e romântica.

Aurea aplicando o estilo bauernmalerei em seu espaço único

Copyright© 2020 - Grupo o Diário