Região
Diário da Terceira Idade: Iraci inspira com seu jeito doce e seu coração cheio de histórias
Por Nadine Dilkin
Linha Nova – Iraci Augustin, 87 anos, é pura inspiração e alegria. Moradora do centro de Linha Nova desde que nasceu, ela tem uma longa história de amor e dedicação: são 67 anos de casamento com o marido Egídio, de 89 anos. Mãe de um filho e duas filhas, Iraci trabalhou na agricultura após o casamento, capinando, plantando aipim e batata, além de vender queijo e leite.
“Eu era uma pessoa feliz na juventude, que nem hoje” – Iraci Augustin
Sempre gostou de dançar e ainda participa dos bailes da terceira idade e do grupo de dança. “Eu gosto muito de danças, só que minhas pernas não me ajudam mais.”
Mesmo com a energia de sempre, Iraci prefere ficar mais em casa: “Eu saio muito pouco, porque não quero deixar meu marido sozinho em casa”, explica.
Filha de um pai que teve 16 filhos em dois casamentos, ela relembra a infância com alegria: “Eu gostava de subir nas árvores, colher frutas, eu comia bastante fruta, assim como hoje, gosto bastante.”
Com brilho nos olhos, se orgulha ao dizer: “já sou tataravó”. Ela conta que tem quatro netos, uma bisneta e uma tataraneta.
