Região
Diário Rural: Casal que inovou com delivery de verduras na pandemia produz moranguinho sem veneno
A próxima etapa de Solange e Ismael Gräff é fornecer produtos para a merenda escolar
Cândido Nascimento
Presidente Lucena – Quando as pessoas tiveram que ficar em casa no período da pandemia, em 2020, Solange Gräff,34, começou a vender verduras e citros junto com a irmã, criando o Horta Delivery da Sol, com o lema “sua vida mais saudável”. Com o tempo, a irmã voltou para a loja onde trabalhava e Solange e o esposo Ismael Gräff, 39, seguiram a atividade, atendendo clientes da região. No foco atual a produção é de moranguinho sem agrotóxicos em sistema de bancadas sob estufa e com slabs (substrato). No sistema são colocadas fitas de irrigação por gotejamento.
O casal se conheceu no Gewehr e oficializou o casamento em 2014. Por um tempo moraram em Portão, mas em 2017, para ficar perto dos pais de Ismael, ele e a esposa vieram para morar na Picada Schneider, na propriedade familiar. Construíram a residência e a estrutura para plantio de hortaliças. Também organizaram as entregas.
Lembrando suas raízes no meio agrícola Ismael relata que foi o avô Eugênio Gräff quem adquiriu a área na localidade. Os pais, Aloísio (em memória) e Lucila Gräff, deram continuidade ao trabalho na sua parte da área. Eles são país de Alexandre, 45, Ismael, 39 e Michele, 38. Por um tempo Ismael trabalhou junto com Alexandre na produção, enquanto Solange fazia as entregas. Primeiramente ela utilizava a Kombi do pai, Paulo Engel, até o casal comprar o veículo próprio, no ano seguinte.
“Antigamente era muito mais difícil”
A vida de pequenos agricultores não tem sido de facilidades para Ismael e a esposa, mas ele lembra que os antigos tinham maior dificuldade, pois a terra era lavrada com junta de bois e a agricultura era geralmente de subsistência, com os produtos sendo trocados entre os vizinhos. Os avós e os pais tinham algumas cabeças de gado e outros animais de criação. O milho era plantado para tratar os animais.
“Antigamente tinha o Armazém do Erni, e ele e um irmão faziam a praça em Novo Hamburgo, e também levavam leite para a Laticínios Ivoti”, relata o produtor. Por sua vez, Aloísio Gräff plantava Hortaliças e fazia a praça em Novo Hamburgo, e tinha algumas vacas de leite até o ano 2000, além de plantar verduras.
Ismael ajudou os pais até os 16 anos, depois foi ajudante de caminhão, e trabalhou com o irmão e um sócio dele. Quando morou em Portão trabalhou em uma madeireira e numa cerâmica. A partir de 2017 O produtor passou a plantar hortaliças junto com o pai (falecido durante a pandemia), na propriedade familiar, situada na Picada Schneider. A entrega nos mercados competia ao seu irmão.
Produção de moranguinhos em estufas iniciou há dois anos
Ismael e Solange tiveram a ideia de produzir moranguinhos e iniciaram a produção em 2023. Isso porque entre as hortaliças, citros e frutas que eram entregues pelo sistema delivery, iniciado na pandemia, foi verificado a boa procura pela fruta. “Naquele período fechou tudo e achamos uma alternativa de fazer as entregas de hortaliças e frutíferas nas casas”, lembra Solange. A ideia é fornecer produtos para a merenda escolar a partir deste ano.
PRIMEIRAS MUDAS
As primeiras mudas adquiridas são originárias da Espanha, nas variedades San Andreas (mais resistente às pragas) e Albion (mais doce e de cor vibrante, mas mais suscetível às pragas). O moranguinho é produzido durante o ano todo, mas a safra é entre setembro e março. Hoje são cerca de 2.000 mudas e uma produção média de 200 kg por mês, mas já chegaram a colher até 500 quilos.
No começo os pedidos eram anotados manualmente, e hoje o cliente faz o cadastro para realizar os seus pedidos e recebe informações dos produtos no Instagram. A venda é destinada ao consumidor final, e as entregas são feitas em Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo e Portão. Os pedidos devem ser feitos até quarta-feira e as entregas são na sexta-feira seguinte, das 13h às 20 horas.
CURSO
Para aprender mais sobre as técnicas de produção, Ismael fez um curso no Centro de Treinamento de Agricultores (Certa) de Teutônia, que foi patrocinado em 90% pela Cooperativa Sicredi Pioneira, da qual é associado. O aprendizado foi sobre a produção de morangos sem uso de agrotóxico e uso de substratos. Em 2024 ele fez outro mais específico sobre controle de pragas e doenças.
Através do Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Ivoti, Lindolfo Collor e Presidente Lucena, Ismael recebe apoio com Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O serviço é gratuito com foco na geração de renda, melhoria da produção e gestão rural. Os produtores são acompanhados periodicamente pelo engenheiro agrônomo Artur durante três anos, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia. Objetivo: conhecimento da realidade produtiva, identificação de pontos fortes e pontos fracos e elaboração de estratégias de crescimento.
AUXÍLIO
O auxílio da Prefeitura aos pequenos produtores é fundamental para diminuir os custos. Ismael fez o cadastro no Pro in Rural e precisa ter um valor “X” de notas para receber o adubo e horas-máquina, explica Gräff.
Encomendas podem ser feitas pelo fone: (51) 9968-56256. O Instagram é @hortadeliverydasol, e o Facebook é Horta Delivery da Sol.