Conecte-se conosco

Região

Diário Rural: com foco na sucessão familiar, Família Franz dobrará produção de frangos em Hortêncio

20/02/2025 - 17h36min

Valdemir, filha e genro falam que investimentos estão valendo a pena (Crédito: Cândido Nascimento)
A tecnologia usada na granja é uma aliada ao bem-estar das aves
Cândido Nascimento

São José do Hortêncio – Com a tradição rural herdada dos pais Gilberto e Lori, que cultivam a terra até hoje, Valdemir Franz, 53, pensa na sucessão familiar e quer deixar para as novas gerações os resultados dos investimentos feitos até o momento em dois pavilhões construídos na antiga Estrada Passo Fundo, próximo ao Ginásio Municipal.

MAIS DOIS PAVILHÕES

Com auxílio da Prefeitura na parte da terraplanagem e telhado, mais dois pavilhões serão construídos ainda este ano, dobrando a produção atual superior a 1 milhão de aves para mais de 2 milhões de aves/ano. São entre 8 e nove lotes das aves tipo griller (popular galeto), cuja carne é exportada pela JBS Aves para a Europa e Canadá e China ou países árabes. As linhagens que chegam são das raças Cobb (melhor conversão alimentar) ou Ross (melhor pesagem).

Valdemir era pequeno e ajudava nas tarefas da roça, mas, aos 12 ou 13 anos foi trabalhar na fábrica e, até pouco tempo, trabalhou em curtume. A ideia de investir em aviário veio por sugestão de um amigo. A filha mais velha dele, Eduarda, largou a faculdade de Direito e o emprego público para se dedicar ao serviço da granja. O companheiro dela, Eliandro, cuida da ambiência dos pavilhões, controlando as temperaturas no dia a dia, avaliando conforto térmico, quantidades de ração e água.

A construção da estrutura inicial iniciou em 2020 e em 2022 já alojaram o 1º lote de aves, e hoje já é o 22º lote. Os pintos chegam com um dia de vida e saem com 28 dias.

Como produtores integrados, a família recebe todos os insumos, assistência e treinamento necessários para adotar as melhores práticas de sustentabilidade, qualidade e segurança, de acordo com os princípios exigidos pela empresa.

“Eu nunca imaginei que trabalharia com frangos, mas hoje estou bastante satisfeita com essa atividade”, relata Eduarda. Em um futuro breve, a irmã mais nova dela, Camila, vai integrar a equipe. Segundo a família Franz, vale a pena o investimento feito, que já está com 50% do valor pago, e terão mais 10 anos para pagar os dois novos pavilhões.

CURSOS E PRÊMIOS

A convite da empresa integradora, Eduarda e Eliandro realizaram cursos dentro da sua área de atuação, no Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs). O aprendizado envolve, entre outros temas, sustentabilidade do negócio, sucessão familiar, gestão financeira, RH, etc. Os prêmios recebidos foram na qualidade das aves e na conversão alimentar.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.