Região

Diário Rural: cultivando a agricultura durante todas as horas do dia em Dois Irmãos

11/10/2023 - 08h00min

Atualizada em 11/10/2023 - 13h29min

Teresinha e seu filho Luis Créd. Bruno Wingert

por Bruno Wingert

Família fornece produtos para a merenda escolar de Sapiranga, e também participam da Feira do Produtor

O gosto pela agricultura muitas das vezes vem de casa, de uma raiz familiar. No caso da família Scherer não é diferente. Naturais de Dois Irmãos, com sua propriedade localizada no interior de Sapiranga próximo a divisa com Dois Irmãos, eles seguem cultivando toda a tradição da roça como seus antepassados lhe ensinaram.

O proprietário Nadir Scherer é casado com Teresinha, juntos tiveram dois filhos, Luis e Júlia. Criados na agricultura, os filhos cultivaram as raízes dos pais e seguem ajudando na vida do campo. Luis conta que teve a oportunidade de ir para o exército, mas preferiu manter-se ao lado dos pais e trabalhar na roça.

Vida no Campo

Para viver trabalhando na roça deve ser ter muita dedicação e empenho, para principalmente superar os dias de calor, frio e de muita chuva que estamos passando no momento. Luis junto com seu pai acorda diariamente às 06h00. “Acordo cedo porque sempre tem alguma coisa para fazer, e logo vamos para a plantação com o trator”, ressalta ele.

Os agricultores sempre mantiveram suas tradições na roça e não se arrependem. “É uma rotina que não é fácil, mas já estamos acostumados”, destacam. Trabalhar na agricultura não é uma tarefa fácil, pois na rotina de domingo a domingo é preciso lidar com várias situações do dia a dia e que precisam ser superadas. Mas de uma coisa se tem certeza, a profissão que está conectada a suas raízes e é feita com muito amor, sempre rende bons frutos.

Teresinha e seu filho Luis Créd. Bruno Wingert

PRODUÇÃO PRÓPRIA

Na sua propriedade localizada próximo a divisa dos municípios, a família planta desde verduras e frutas. Com uma área grande de plantação, eles apostam em produtos 100% sem agrotóxicos ou veneno para cada vez mais atingir os clientes. A venda dos produtos é feita na Feira do Produtor aos sábados e também fornecidos para a merenda escolar de Sapiranga. Atualmente eles tem uma variedade de produção própria, desde alfaces, repolhos até bananas, e tudo feito e plantado por eles.

Plantação de alface da família Scherer Créd. Bruno Wingert


MERENDA ESCOLAR

Há cerca de 12 anos surgiu a oportunidade através de um conhecido de começar a atender a merenda escolar do município de Sapiranga. “Recebemos o convite e hoje atendemos a rede escolar, e creches de Sapiranga com a merenda escolar. Onde atendemos com nossos produtos as verduras em geral. Foi muito bom para nós, e é nossa principal renda da nossa família, e ficamos muito felizes em poder fornecer todos os alimentos para a merenda escolar”, salienta Luis e Teresinha.


VALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOS AGRICULTORES

Todos os sábados a família participa da feira do produtor tanto de Sapiranga, como de Dois Irmãos, e acreditam que é uma grande forma de valorizar o produto produzido por eles mesmos. “A feira é muito importante para nós produtores, porque incentiva o nosso trabalho, aqui conseguimos vender direto para o cliente produtos de qualidade e feitos por nós mesmo”.

Essa feira ajuda a divulgar nosso trabalho. Pessoal tem a oportunidade de comprar aqui produtos frescos. Tem sábado que tem mais vendas do que outros, mas no geral é muito bom essa feira, porque é uma valorização de quem faz seus próprios produtos”, complementa Teresinha e Luis.

Trator usado na propriedade Créd. Bruno Wingert

 

 

Sair da versão mobile