Conecte-se conosco

Região

Diário Rural: ‘Galinhas Felizes’ é o projeto de bem-estar animal no Campestre

04/12/2024 - 12h04min

O cuidado com as galinhas caipiras envolve praticamente a família inteira (Crédito Foto: Cândido Nascimento)
Empresa familiar Ovos Campestre investe na produção de ovos caipiras
Cândido Nascimento

São José do Hortêncio – A propriedade familiar do casal Iara Maria e Edgar Pedroso, situada no Campestre, antes era apenas um sítio de lazer com algumas poucas aves. Quem comprou a área há 40 anos foram os pais de Maria, João Werno Erhart e Iracema Weit Erhart. Eles tiveram quatro filhos: Iara, Odilo (Chico), Mara e Marco (em memória). Há alguns anos a família possuía laranjeiras e algumas vacas de leite no local, situado à rua Exaltação da Santa Cruz, 664, próximo à igreja.
A atual atividade é um agronegócio familiar, desenvolvido por Edgar, Iara Maria, as filhas Scheila Pedroso, Shirlei Pedroso da Silva, junto com o genro Dilcione da Silva (esposo de Shirlei) e o filho de Scheila, João Filipe, que estuda no Instituto Ivoti, que pretende se formar em Técnico Agrícola. Foi iniciado há quatro anos um projeto, com apoio da Emater e da Secretaria da Agricultura de São José do Hortêncio, com foco na produção de ovos caipiras.

AVES EMBRAPA 051

Como havia cerca de duas dezenas de galinhas comuns na propriedade, foi necessário adquirir aves poedeiras, sendo trazidas as galinhas Embrapa 051. As poedeiras coloniais Embrapa 051 são galinhas híbridas. As aves são resultantes do cruzamento entre linhas Rhode Island Red e Plymouth Rock Branca, selecionadas na Embrapa Suínos e Aves.
Essas galinhas são destinadas para produção de ovos de mesa de casca marrom e, por serem rústicas, se adaptam bem aos sistemas menos intensivos. Apresentam plumagem marrom intenso, ótima produção de ovos, tendo longevidade e rusticidade.
“Os ovos são bem mais consistentes que os de granja”, explica Scheila. O início da atividade foi com 50 galinhas Embrapa 051, mas, atualmente, existem cerca de 300 aves, que são separadas por espécies e ficam em diferentes espaços. A produção chega a 200 dúzias de ovos/mês. Os ovos são vendidos para clientes fixos de São José do Hortêncio e de Novo Hamburgo.

APOIO E FOMENTO

“A primeira coisa que pensamos nesse projeto, foi falar com a Emater e fomos atendidos pelo Hector Éder, que nos dá um apoio incondicional. Também fizemos contato com a Secretaria da Agricultura, onde fomos recebidos pelo Filipe Trein”, explicam os empreendedores. Segundo a família, todo o suporte técnico sempre é necessário para o bom desenvolvimento das aves, de forma geral. A ração é resultante de uma mistura de milho, soja, farelo de ostra e mais um concentrado vitamínico.
Outro aspecto importante refere-se ao fomento necessário para impulsionar o negócio, e também o crédito rural na parte de custeio, para pagamento de despesas menores e futuros investimentos. Inicialmente foi conquistado um recurso através do Feaper, que é o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais., e que envolve Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater e Badesul. Mas ainda foi necessário financiar um recurso junto ao Sicredi, a juros baixos.

SUCESSÃO FAMILIAR

A parte da sucessão familiar no negócio que já está em andamento, é um aspecto que não passa despercebido. Como o neto de Iara e Edgar já ajuda no trato dos animais quando está de folga nos estudos e busca o aprendizado no meio rural, já é um direcionamento para essa finalidade. “A gente está pensando no futuro do negócio, e que o meu filho João Filipe leve adiante esse projeto, focado em ovos de qualidade”, explica Scheila.

TURISMO RURAL

A propriedade está inserida dentro de um projeto de Turismo Rural, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo. Segundo Scheila, está sendo construído um Roteiro de Turismo Rural, e já foi feita a visitação em propriedades que atuam nesse segmento. “Já participamos desse projeto e tudo ajuda a desenvolver o Turismo, e já tivemos visitas de alunos das escolas do campo aqui na propriedade”, explicam os empreendedores.
Para mais informações é possível ligar para o fone: (51) 991673259, com Pedroso.

Edgar com a criação de Galinhas Embrapa 051 na propriedade rural

 

A esposa de Edgar, Iara maria, com as filhas Scheila e Shirlei e o neto João Filipe, apresentaram o projeto ‘Galinhas Felizes’ à reportagem do Diário

As galinhas Embrapa 051 são híbridas e resultam do cruzamento entre linhas Rhode Island Red e Plymouth Rock Branca

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.