Região
Diário Rural: hidroponia é fonte de renda para produtor rural de Nova Vila em Presidente Lucena

Por
Cândido Nascimento
A rotina de Elemar Backes, 40, e a esposa Tatiane, moradores da Nova Vila, é intensa, pois há cerca de 15 anos depositaram toda a sua confiança na produção de verduras hidropônicas, trabalho que necessitou de bastante pesquisa para entender o processo real de funcionamento. O primeiro interesse surgiu há 18 anos, quando foi visitar a sogra em Cerro Largo. Alguém comprou uma alface hidropônica e ele foi atrás para conhecer o produtor e qual o processo para desenvolver a planta e obter os conhecimentos iniciais. Hoje, a alface é o carro-chefe das vendas.
O avô materno, Benno Weber, já era produtor na Nova Vila, e plantava aipim, batata-doce e verduras, tendo algumas vacas de leite e porcos. Filho de Maria e Romeu Backes, Elemar é o único filho do casal que permaneceu na agricultura. Desde pequeno ajudava nas tarefas, mas trabalhou em outros setores dos 18 até os 28 anos, quando retornou para prosseguir o trabalho dos seus antepassados. Além de manter algumas estufas na Nova Vila, ele planta em uma propriedade própria na divisa da Picada Schneider com a Vila Rica.
A alface cultivada no sistema hidropônico, rende entre 500 e 600 dúzias/mês, nas qualidades: crespa verde e roxa e a mimosa verde e roxa. Mas são vendidos ainda a rúcula, couve agrião e cebolinha, além do mix de folhas (para salada). Na propriedade são cultivadas ainda moranga e a batata-doce. Os clientes em geral são fruteiras, mercados, lancherias e restaurantes. Na parte de flores comestíveis são cultivadas: capuchinha, boca de leão, rosas e cravina, entre outras.
SUCESSÃO FAMILIAR
Uma questão importante é a sucessão familiar no meio rural, de maneira que os produtos possam continuar chegando à mesa dos brasileiros. “No começo era mais difícil, a gente tinha menos apoio, mas o crédito veio facilitar para nós e hoje conseguimos investir para produzir cada vez mais”, enfatiza.
FINANCIAMENTO
Elemar destaca a importância do crédito rural par5a tocar o negócio. Até pouco tempo ele usava o trator do pai, adquirido pela família no início da década de 2000. No ano passado adquiriu um trator Massey Ferguson direto da fábrica. O caminhão Mercedes Benz 915 foi adquirido através de financiamento pelo Sicredi.
É muito bom ter esse acesso ao crédito, pois pagar à vista seria bem mais difícil, mas hoje, à medida que nós vamos aumentando a produção, nós conseguimos pagar o financiamento que foi feito”, destaca ele.
Trator adquirido recentemente pelo produtor e esposa
As alfaces recebem os nutrientes através do sistema de tubulação
O carro-chefe das vendas é a alface
Todo o cuidado é importante nas estufas
As mudinhas recebem força através das vitaminas
Colheita de morangas na propriedade