Conecte-se conosco

Região

Diário Rural: histórias de luta e de conquista no trabalho rural em Estância Velha

06/12/2023 - 10h46min

Atualizada em 06/12/2023 - 10h49min

O amor pelos animais é aliado ao trabalho árduo Crédito: Cândido Nascimento
Por Cândido Nascimento

Produtora familiar foi quem ajudou a escolher o nome da RuralFest

Estância Velha – O casal Maria Isaura de Abreu Eismann, 54, e Carlos Roberto Eismann, 60, unem histórias de muito trabalho na agricultura desde pequenos. Ela fez parte da comissão organizadora da 1ª RuralFest e ajudou na escolha do nome da Rural Fest. Há mais de 20 anos participam da Feira do Produtor Rural, que acontece das 7 horas às 11 horas, próximo ao PAC.
Maria Isaura é vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais de Estância Velha (Aprev) e, atualmente, vende uma grande variedade de tortas, bolos, pães integrais, sovado, aipim e milho, além de risoles e bolinho de batata. Os produtos são expostos todos os sábados, na feira. As cucas feitas por ela são nos sabores caseiro, chocolate, coco, uva e goiabada.
Ambos se conheceram em uma festa da Comunidade Evangélica do Campo Grande, localidade onde morava o avô de Carlos, Helmuth. Eles casaram em 1989, e tem duas filhas: Andressa, 30, e Larissa, 17.
O produtor se criou em Portão, onde ainda moram os pais Herta, 83, e Nivaldo Valêncio, 86. Desde criança a rotina era na roça, tirando leite das vacas e ajudando em casa até 18 anos, quando foi trabalhar no plantio de verduras de um produtor japonês, Iuki Sasamori. Chegou a trabalhar um ano como inseminador e vacinador na Prefeitura de Estância e na construção civil.

Plantar milho e fazer silagem para o gado

A rotina de Maria Isaura também não era nada fácil, pois até cerca ela ajudava o pai a fazer. Os pais Aurestina e Alfredo Ferras (já falecidos) tiveram quatro filhos: Neuri, 61, Severa, 69, Sirlei, 67 e Maria Isaura, 54. “Essa terra era dos meus avós, Amantino e Selvina Ferraz de Abreu, mas eu não conheci eles, hoje temos em torno de 4,5 hectares para cuidar”.
Os antepassados já plantavam madeira de eucalipto e acácia, plantio que o casal mantém até os dias de hoje. Vendiam ainda caminhões de laranjas para as fábricas de suco. Atualmente, Carlos e a esposa plantam também milho, aipim e tem algumas árvores frutíferas. Do milho preparam a silagem, que é a compostagem feita para tratar o gado quando os pastos estão mais escassos.
Hoje, o gado que existe na propriedades é mansinho, mas no tempo do pai de Maria Isaura, ele foi atingido por um tourinho que o feriu na altura da barriga e chegou a ser internado e teve que passar por cirurgia. A produtora lembra dos gritos da mãe pedindo por socorro. Um primo que morava próximo e o seu filho vieram ajudar e o levaram para o Hospital Getúlio Vargas, onde ficou em coma e, apesar de tudo, sobreviveu a esse ataque furioso.

A importância dos cursos, auxílios e investimentos

Maria Isaura foi contratada há mais de 20 anos pelo então secretário de Agricultura, José Adenir Basso, que procurava alguém que fazia massas capeletti. (entre outras), e ela também fez cursos sobre pães e cucas, através das extensionistas da Emater.
A produtora aprendeu a fazer as tortas, pães diversos e os biscoitos, e lembra que já foi premiada no Concurso de Cucas há cerca de 20 anos, quando o Elivir Desiam (Toco) era prefeito. De todos os prefeitos que conheceu, cada um deu a sua contribuição, destaca ela. De lá para cá nunca parou, e comenta que o carro chefe das vendas no Kerb e na RuralFest é o bolinho de batata, mas todos os seus produtos, incluindo os biscoitos e waffers, vendem bem.
O primeiro forno foi comprado na Expointer. Anos mais tarde o casal teve que fazer um financiamento (Pronaf) para comprar um forno melhor e outros equipamentos para preparar os pães e cucas.

ECONOMIA

Para economizar na conta de energia elétrica, o casal também fez um financiamento para adquirir 18 placas solares, aproveitando a conhecida energia limpa. A economia chegou em um período que zerou a conta, mas a energia armazenada ela retorna em descontos na conta. Os projetos foi feito com apoio e orientação da Emater.

BENEFÍCIOS

Os benefícios ao setor rural da parte da Prefeitura também são lembrados pelo casal. Eles recebem ureia, adubo, sementes de milho, horas de uso de máquinas, lonas, sombrite, mudas de acácia e eucalipto e mudas de frutíferas.
“É muito bom e importante esse apoio, mas é preciso ter as notas no talão de produtor, é algo quer os pequenos produtores familiares realmente precisam para continuar o seu trabalho na área rural”, destaca o casal.

AÇUDE

Outro benefício, que estava sendo solicitado desde 2017 e que chegou no ano passado, foi a abertura de um açude (20mx40m), que serve para tirar a sede dos animais e também, para a irrigação do solo. Ao todo, foram contemplados 7 produtores, também com o apoio da Emater e da Prefeitura.

A propriedade do Casal situa-se à rua Leopoldo Luiz de Ávila, 305, bairro Campo Grande, Estância Velha. O Facebook da produtora é Isaura Eismann, e o Instagram leva também o seu nome. O fone para contato e pedidos é: (51) 981.289.11.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.