Região
Diário Rural: Produtor de Linha Nova investe na qualidade de figo roxo de valinhos
Morador da Linha Passo Fundo começou a investir ena produção de figos em 2013, junto com o irmão
Por Cândido Nascimento/Nadine Dilkin
Linha Nova – O morador da Linha Passo Fundo, Rudimar Koch, 46 anos, traz no sangue a herança rural dos seus antepassados. Filho de Plinio (Falecido) e Wally Koch, 80 anos,a família é composta pelos filhos Rudimar, Ademar, Leonice e Elaide. Rudimar conta que o pai trabalhava com mato de acácia e era cortador de mato na região, além de ter a lenha para vender. Atualmente, a produção é focada no figo, com uma colheita de 15.000 quilos a cada safra.
Hoje são cerca de 1.100 pés de figo, sendo que as primeiras árvores vieram de Alto Feliz, na qualidade figo roxo de valinhos, que está presente até hoje nas propriedades cultivadas, sendo uma delas arrendada. Em 2013 foram adquiridas as primeiras 800 mudas, cuidadas em sociedade com o irmão Ademar. Com o tempo foram compradas mais mudas. Rudimar cultiva também cerca de 300 pés de goiaba.
CLIENTELA FIEL
Entre os clientes está a Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, a Doces Ivotiense, de Presidente Lucena, Doces Gaspar (Bom Princípio) e a produção é vendida para um terceirizado, encaminhado para fazer compotas, em Pelotas, a Capital Nacional do Doce.
Quando era mais novo Rudimar ajudava o pai e chegou a trabalhar por dois anos numa fábrica de calçados como serviços gerais. Retornou aos 18 anos para o serviço agrícola na propriedade familiar e está até hoje trabalhando na roça. “É um serviço bastante judiado, mas só vou parar depois dos 60 anos”, comenta o produtor rural.

A fruta serve para consumir fresca e para fazer doces (Crédito: Nadine Dilkin)
CONQUISTAS
O primeiro trator adquirido por Rudimar e o irmão foi em 2008, marca Valmet. Depois tiveram dois Massey Ferguson, adquiridos em 2008 e 2017. Foi vendido o de 2017 para adquirir um outro trator Zero Km, desta vez da marca Yamaha, em 2025. Ele já teve uma Camioneta F-1000, adquirida em um financiamento via Sicredi. O trator que ele possuía anteriormente também foi financiado pelo Sicredi. Mais tarde foi necessário comprar um caminhão Mercedes Benz 710, para agilizar o transporte das frutas.
INCENTIVOS
O fruticultor lembra que já na compra dos primeiros pés de figo houve um incentivo da Prefeitura de Linha Nova. Ele considera fundamental esse apoio para os pequenos produtores continuarem o serviço da roça. Koch não utiliza os incentivos de horas-máquina por possuir maquinário próprio. Ele destaca que a manutenção dos acessos às roças já tem um grande valor para os produtores em geral.
FIGO ROXO DE VALINHOS
Os figos roxos de valinhos possuem entre 5 e 7 cm de diâmetro, casca fina e uma coloração arroxeada intensa, revelando uma polpa avermelhada, cremosa e extremamente doce. Seu sabor marcante faz dele um dos figos mais apreciados, seja para consumo fresco, geleias, compotas, doces caseiros ou sobremesas sofisticadas.

Cada caixa contem 20 quilos de figo (Crédito: Arquivo Pessoal)
