Região

DIÁRIO RURAL: Produtores da região falam da expectativa para a 46ª Expointer

23/08/2023 - 08h06min

Clarice e Eduarda Rohr, da Produtos Lilien de Picada Café, estocando produtos que serão comercializados na Expointer 2023

Região – Inicia neste final de semana uma das mais importantes exposições de agronegócio da América Latina. Assim como em praticamente todos os anos, a Encosta da Serra está presente na 46ª edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, levando todo o sabor, beleza e desenvolvimento da nossa região.

Grande parte das agroindústrias locais expõe seus produtos no Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF). O espaço, que é um dos tradicionalmente mais movimentados da Expointer, terá um recorde de expositores, com 372 empreendimentos selecionados ao todo. Para os produtores rurais e agroindústrias da Encosta da Serra, a expectativa é de vendas significativas, aumento da visibilidade da marca e também a conquista de prêmios.

Sabor da natureza diretamente de Picada Café

Uma destas expositoras é a Produtos Lilien, do Lichtenthal. A produtora Clarice Rohr conta que este é o oitavo ano da empresa na Expointer, o primeiro expondo em uma esquina no Pavilhão da Agricultura Familiar. “Estamos confiantes e à mil. Desde julho estamos produzindo bastante e a expectativa é muito boa. A edição do ano passado foi a melhor Expointer para nós, e este ano está se esperando mais publico ainda. Vai ser a melhor de todas, com certeza”, conta.

Apesar disso, Clarice fala que a rotina de preparação para a feira e mesmo o trabalho nos dias de feira são intensos. Na preparação dos produtos da agroindústria, ela conta com a ajuda da filha Eduarda. “É sempre muito puxado trabalhar na Expointer, mas vale a pena cada segundo, muito também pelos mercados que se abrem para a nossa marca”, completa.

Um dos diferenciais da Produtos Lilien para a sua oitava participação na feira será o lançamento de chás com sabores de blends (mistos) e os biscoitos de camomila. Estas novidades acompanharão os já consolidados biscoitos diets, barras de cereais, frutas desidratadas, chás orgânicos e as geleias.

“A nossa intenção é ser diferente mesmo. Como a nossa paixão são os chás, a gente brincou de receitas com geleias diferenciadas e que também são medicinais”, destaca Clarice, citando também a geleia de bergamota com capim-limão, que é um dos carro-chefe da marca. A Produtos Lilien também terá alguns kits de chá da tarde para presentes, que o cliente poderá montar na hora.

Questionada sobre não expor apenas seus produtos, mas também o nome de Picada Café na Expointer, Clarice se emociona ao contar o que representa o município para a sua vida. Segundo ela, o nome “Lilien” em alemão quer dizer “Flor de Lírio”, que é um dos símbolos do município. “Para a nossa família, é muito gratificante levar o nome de Picada Café, da Serra Gaúcha, do nosso sindicato rural, para todo o estado e para o Brasil. É o lugar que somos apaixonados de viver. O nome da nossa marca representa esta paixão”, finaliza.

Clarice Rohr com um dos chás que será lançado na Expointer

Esperança de um grande prêmio para Lucena

Em sua terceira participação, a Fazenda Kunz possui uma grande expectativa e tem, como principal objetivo, a conquista de um grande prêmio, conta Roger Kunz. “Estamos levando um total de 14 animais. São12 animais de argola e dois terneiros ao pé das vacas, em lactação”.

A experiência adquirida nas duas primeiras participações em 2021 e 2022, na qual já foram conquistados prêmios, dá à Fazenda Kunz o direito de sonhar com algo ainda maior. A principal expectativa é com o touro Raj, que vai para a sua segunda Expointer e, neste ano, já foi o grande campeão na Expoagro Afubra, em Rio Pardo, e na Fenasul Expoleite, que também ocorre em Esteio, duas competições que o agronegócio participou. “Nos anos anteriores, ganhamos prêmios em categorias. Agora queremos ganhar o chamado grande prêmio, em que concorrem os vencedores das categorias”, projeta.

Premiado touro Raj é o grande destaque da Fazenda Kunz na Expointer 2023

Cutelaria de Estância Velha pretende vender mais de 200 facas

Mesmo com mais de 230 mil seguidores no Instagram e vendas para todo o mundo, inclusive, EUA e Canadá, além de todo território brasileiro, a KM Facas não dispensa a maior feira de agronegócio da América Latina, a Expointer. Segundo os sócios Marlom Diel e Kelvyn Machado, no ano passado, foram mais de 200 facas vendidas em uma semana.

Além de comercializar esses produtos, a feira se torna uma vitrine na divulgação de sua cutelaria. Para este ano, o objetivo será dobrar as vendas em relação a 2022. Esta é a terceira participação da empresa na Expointer. Além disso, ganhou da organização um espaço garantido para cinco anos.

A empresa surgiu há três anos no bairro Canudos, mas devido a crescente produção artesanal – característica que diferencia a marca – tiveram que mudar a sua sede para um local maior, que hoje fica em Estância Velha, próximo a Churrascaria Sapatão. O local é maior e dá suporte para a produção diária de 150 facas, que são feitas artesanalmente e, algumas, chegam a levar mais de um mês para finalizarem.

Sócios da KM Facas, Marlom Diel e Kelvyn Machado

Delícias coloniais de Dois Irmãos em destaque

Dentre os produtores de Dois Irmãos que vão participar está o agricultor Walter Boll. É a segunda vez que participa. “Vamos expor compotas, conservas, geleias, molhos de tomate e casca de laranja cristalizada.” Boll conta que a expectativa é grande. “É uma boa oportunidade de vendas e troca de experiência com os demais expositores.”

Walter Boll e Inês Claudete Boll

Sair da versão mobile