Região

Diretor de Projetos de Estância Velha prevê para setembro conclusão da primeira etapa da obra da Av. Presidente Vargas

13/08/2024 - 21h10min

Atualizada em 13/08/2024 - 21h10min

Funcionários da Eurovia realizam o processo de ferragem da concretagem. Últimos metros para concluir primeira etapa (FOTO: Geison M. Concencia)

Por Geison M. Concencia

Estância Velha – A primeira etapa da principal via de acesso do Município pode ser concluída na metade de setembro, segundo o secretário de Segurança e Diretor de Planejamento, Renan Mallmann. Posteriormente, com a pavimentação completa no sentido BR-116 – Centro de Estância Velha, um novo contrato deve ser ativado para pavimentação do lado contrário.

As obras da Av. Presidente Vargas iniciaram em novembro de 2023, com previsão de serem concluídas em agosto. Mas, segundo Renan, as enchentes de maio, junto aos estragos causados em diversas cidades, atrasaram o cronograma. Isso porque cerca de 50% dos funcionários que trabalhavam para a Eurovia – empresa responsável pela obra -, foram afetados em suas moradias ou nos deslocamentos para as suas funções.

“A primeira parte da obra dever ser entregue até o dia 15 de setembro. A tendência é deles cumprirem o prazo. No momento, está no cronograma”, disse Renan.

Depois da conclusão do primeiro trecho, deve iniciar, imediatamente, a pavimentação da ciclovia, bem como a entrega, que pode acontecer na mesma época, pois essa etapa será mais rápida.

 Segunda etapa do projeto será de mais dois meses

Depois de finalizar o trecho BR-16 – Centro, a Eurovia iniciará a pavimentação do sentido contrário. Muito prejudicada por buracos, que se intensificaram nos últimos meses devido ao alto fluxo de veículos, tem previsão de dois meses para ser entregue, segundo Renan. “O contrato original é dois meses. Além disso, estamos com projetos de paisagismo na ciclovia. Tudo para entregar a entrada da cidade da melhor forma possível”, explica.

O Diretor já adiantou que, quando começar o outro lado, terão alterações no trânsito que ainda serão estudadas. “Estamos buscando soluções para o trânsito, quando ocorrer a segunda etapa do projeto. Vamos estudar e divulgar à comunidade.

Pluvial não será um problema”

Com o avanço das obras da Av. Presidente Vargas, surgiram questionamentos, por parte de alguns moradores, sobre a possibilidade de alagamentos em suas casas. Por se tratar de residências que ficam abaixo do nível da via, havia um certo temor de que a água afetaria seus imóveis. Renan garante que há tubulações o suficiente para suprimir o fluxo de água no local.

“Moradores entraram em contato. Atendemos na Prefeitura e na própria obra. Vereadores também nos questionam, assim como o Ministério Público. Esclarecemos todas as informações”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário