Conecte-se conosco

Polícia

Dizia que tinha curado até câncer; massoterapeuta enganou muitas vítimas em Dois Irmãos e região

19/04/2024 - 16h42min

Atualizada em 19/04/2024 - 16h43min

Diversas ampolas e seringas foram encontradas

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos |Disse que tinha curado até o câncer de uma mulher.” Este foi o relato de uma das vítimas do massoterapeuta preso ontem (18) acusado de ter uma clínica médica clandestina no bairro Moinho Velho.

Segundo o delegado Felipe Borba, que coordena as investigações, desde que a prisão do sujeito veio a público seis pessoas procuraram a Delegacia nesta sexta-feira (19) dizendo terem sido lesadas pelo criminoso.

Um paciente teria recebido injeções durante as sessões. Ao questionar o que tinha na seringa ele (massoterapeuta) disse que era uma solução caseira”, revelou o delegado, o que demonstra o risco a que as vítimas foram submetidas durante os ‘tratamentos’.

Este paciente, no entanto, não teve resultado, levando-o a fazer exames e constatando que tinha na verdade uma fratura no calcanhar. Ele fez acompanhamento ao longo de um ano, com cada sessão custando em torno de R$ 150.

Para este mesmo paciente o massoterapeuta teria dito que já tinha curado uma mulher de câncer.

Borba enfatiza a importância de que os pacientes que estiveram na clínica procurem a Delegacia, para que assim, através dos relatos, o homem possa ser devidamente responsabilizado.

A prisão em flagrante dele foi homologada nesta tarde de sexta-feira, assim como o pedido pela prisão preventiva do investigado. 

Qualquer informação pode ser repassada à Delegacia de Dois Irmãos, pelo telefone 51 3564-1190 ou pelo whatsapp 51 98543-7318, garantindo-se o anonimato.

Operação aconteceu na tarde de quinta-feira

ENTENDA O CASO

O homem de 52 anos, identificado como P. S., foi preso em flagrante por crimes contra a saúde pública na tarde de quinta-feira (18). Segundo a Polícia Civil ele se anunciava como massoterapeuta, porém, realizava procedimentos médicos sem autorização.

Após denúncia anônima, a Delegacia – através da Operação Schmerz –, instaurou inquérito policial para apurar o possível exercício ilegal da medicina. Com o deferimento da autorização judicial para executar busca e apreensão na residência onde o suposto massagista atuaria, os policiais civis, com apoio da Vigilância Sanitária do município, cumpriram a ordem.

Conforme o delegado o local detinha uma cama apropriada para massagens, mas no interior do mesmo cômodo foram encontradas diversas seringas, inclusive utilizadas, fichas de atendimento com especificação da ministração de medicamentos, remédios diversos e ampolas sem especificação de qualquer natureza. Além disso, havia vários equipamentos de uso por profissional da saúde, como estetoscópio, medidor de pressão, termômetro e muito mais estavam.

Seringas com restos de substâncias

Borba explica que havia seringas com restos das substâncias que ele aplicava em quem procurava os seus serviços, ampolas quebradas jogadas por cima dos móveis e frascos sem a especificação do conteúdo, da origem ou de registro sanitário. “Também chamou a atenção da equipe a quantidade de fichas de atendimento com a descrição do que teria sido ministrado ou receitado para os ‘clientes’, inclusive com medicamentos de uso controlado.”

Pessoas teriam tido piora após atendimento

Informalmente, após a execução da prisão, a polícia recebeu relatos de que haveria pessoas que sofreram algum tipo de piora no quadro de saúde após o atendimento com tal sujeito. “É importante que tais pessoas nos procurem, a fim de que ele responda por todos os crimes que praticou”.

Extensa ficha criminal

Trata-se de homem com extensa ficha criminal, em especial por estelionatos. “Não é a primeira vez que ele é suspeito de exercer atividade sem ter habilitação. Em outra ocasião, teria se intitulado agrimensor.” Também possui passagens por violência doméstica e posse de drogas na região de Tenente Portela. Estaria há pelo menos três anos em Dois Irmãos.

O preso foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil (DPPA) de Novo Hamburgo, para posterior ingresso no sistema prisional.

 

PROPAGANDA NA CDL DE DOIS IRMÃOS

O criminoso tinha uma publicação veículada na Câmara de Dirigentes Logistas de Dois Irmãos (CDL), na qual teve seu trabalho divulgado. A postagem foi retirada do ar nesta manhã, após a repercussão do caso. Em nota, a CDL se manifestou:

“A CDL Dois Irmãos, manifesta veementemente sua indignação diante das recentes denúncias de prática ilegal da medicina por parte de um indivíduo que se autodenomina massagista. É inadmissível que pessoas sem a devida formação e habilitação profissional coloquem em risco a saúde e a integridade física dos cidadãos.

Expressamos nosso repúdio à conduta irresponsável e perigosa desse indivíduo, que oferecia serviços médicos sem a devida qualificação, colocando em risco a vida e o bem-estar dos pacientes. Além disso, repudiamos veementemente a sua tentativa de se aproveitar da confiança dos associados da CDL Dois Irmãos, ao oferecer descontos nos atendimentos.

Ressaltamos a importância de buscar profissionais devidamente capacitados e habilitados para a prestação de serviços de saúde, visando garantir a segurança e o bem-estar de todos. Estamos cooperando com as autoridades competentes para garantir que medidas adequadas sejam tomadas contra essa prática ilegal.

Reiteramos nosso compromisso com a ética e a legalidade, e estaremos vigilantes para evitar que situações como esta voltem a ocorrer em nossa comunidade.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.