Região

BR-116: DNIT libera os acessos aos bairros Rincão Gaúcho e Roselândia

02/08/2024 - 14h00min

Atualizada em 05/08/2024 - 10h42min

Primeiro carro que ingressou no bairro Rincão Gaúcho foi um Fiat Uno. (Foto: Nadine Dilkin)

Melhoria do trajeto conhecido como trecho da morte é uma reivindicação da comunidade

Por Nadine Dilkin

Estância Velha – A obra que iniciou no início de fevereiro, mas que já era reivindicada há mais de vinte anos pelos moradores, foi entregue na sexta-feira (2) pela manhã. Em ato simbólico, que contou com a presença de autoridades, os trevos de acesso foram liberadas com a esperança de pôr fim ao temido “trecho da morte”.

Durante a manhã, foi liberado o tráfego de veículos nos acessos aos Bairros Rincão Gaúcho, de Estância Velha, e Roselândia, de Novo Hamburgo, no trevo de retorno no (KM 233+300 da BR-116), numa extensão de 500 metros. Estava presente a Guarda Municipal e o secretário de segurança de Estância Velha, Renan Mallmann, além do representante do DNIT.

O comandante da GM, Sílvio Marques celebra a conclusão da obra e destaca a importância de manter a organização do fluxo, para diminuir os riscos que vinham acontecendo com o pessoal atravessando de forma indiscriminada a via. “Agora vai ter uma maior segurança aos usuários. Uma alternativa muito bem aplicada para minimizar os acidentes”.

O secretário de segurança de Estância Velha, Renan Mallmann, acredita que vai diminuir o número de acidentes, e que todos ajudaram nessa conquista, como os moradores que fizeram baixo assinado e mobilização, que foi muito importante para a conquista. “O próximo passo é ver com o DNIT se vai ser feito uma passarela ou não”.

RELATO DE MORADORES

Moradora do bairro Rincão Gaúcho, Oneide Frares, 70 anos, conta que para os moradores a melhoria foi de grande valia, pelo fato de terem ocorrido muitos acidentes e mortes. “Estávamos ansiosos pela obra, estou muito satisfeita. Cheguei a ver acidentes, uma amiga minha morreu ali [trecho da BR116], era minha vizinha. Fora outras pessoas que também conhecia. Agora as pessoas vão ficar mais tranquilas”.

A proprietária de comércio no local, Fabíola de Lima, fala que fica preocupada com os idosos que precisam pegar ônibus, pois ainda não tem uma parada e também para atravessar a rua. “Eles ficam na beira da faixa e também é ruim de atravessar porque não tem passarela”.

COMO USAR O ACESSO

Para usar o acesso de quem vem de Novo Hamburgo para Estância Velha para ingressar no Bairro Rincão deverá acessar à esquerda no tapper de desaceleração, parar e depois atravessar a BR-116 se dirigindo diretamente na rua Rio de Janeiro, que passará a ter um sentido apenas ou converter a direita numa mão inglesa e se dirigir para a rua Bahia que também terá sentido único a partir de agora. A rua São Paulo também passará a ter sentido único, do bairro para ingressar na rua lateral da Rodovia Federal.

No outro lado do trevo, para quem vem de Estância Velha para Novo Hamburgo, o usuário deverá ingressar no tapper de desaceleração, parar e atravessar a BR 116, ingressando então na rua Europeana que é paralela à BR-116 e daí então entrar no Bairro Roselândia.

MAIS OBRAS

Já tem previsão de início de novas obras, segundo o representante do DNIT, João Paulo. Em setembro iniciará as obras do outro trecho perto da Concresul. E outra obra com previsão de começar no final do ano é o alargamento da via na saída da ERS-239, que também faz parte do “trecho da morte”.

 

Como ficou os acessos da BR 116.

Sair da versão mobile