Região
Doença contagiosa em aves coloca o RS em alerta
Estado – País – Mundo – Foi confirmado nesta semana, um caso da doença de Newcastle em Anta Gorda e a partir disso o Ministério da Agricultura e Pecuária publicou, na sexta, 19, a portaria que declara emergência zoossanitária no Estado do Rio Grande do Sul.
A doença de Newcastle é viral e altamente contagiosa, e atinge aves silvestres e comerciais com sintomas como sinais respiratórios, manifestações nervosas, diarreia e edema na região da cabeça.
O plano de contingência para a epidemia prevê ações de sacrifício ou abate de todas as aves onde o foco foi confirmado, limpeza e desinfecção do local, adoção de medidas de biosseguridade, demarcação de zonas de proteção e vigilância em todas propriedades existentes no raio de 10 quilômetros e até mesmo a definição de barreiras sanitárias.
Para contornar a situação, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do estado já tomou medidas de precaução conforme a orientação do ministério. Dois perímetros de vigilância foram traçados, com raios de três e dez quilômetros a partir do foco da doença, que foi notificada pelo proprietário das aves.
O plano de ação prevê ainda visitas a granjas comerciais e também a propriedades com criações de subsistência. No raio de três quilômetros, são 75 propriedades no total e além das vistorias nas propriedades, a Secretaria deve colocar barreiras de desinfecção e bloqueio junto com barreiras de desvio no raio de três quilômetros.