Região
Dois Irmãos – 66 anos: a professora que ensinou muito aos alunos de Dois Irmãos

Santina lecionou por vários anos em Dois Irmãos
O papel do professor na vida dos alunos vai além de transmitir seus conhecimentos de forma didática, clara e respeitosa para seus alunos. Com a convivência e proximidade diárias, o adulto pode se tornar uma grande referência para seus pequenos.
A importância da professora vai muito além de ensinar matérias, pois ela é uma figura fundamental na formação integral de crianças e jovens, agindo como mentor, orientador e fonte de inspiração. Ela contribui para o desenvolvimento de habilidades, capacita os alunos a pensar criticamente e de forma autônoma, e os prepara para enfrentar os desafios da vida acadêmica, profissional e social.
Esse é o caso de Santina Frizon, que durante muito tempo lecionou nas escolas estaduais do município. “Cheguei no município em 1995, eu já era professora, vim em busca de melhores condições para os filhos estudarem e terem uma vida melhor. Lecionei durante dez anos nas escolas Affonso Wolf e 10 de Setembro. Tinha turmas, desde o quinto ano até o ensino médio, onde dava aula de geografia para os estudantes”.
Com anos trabalhados na sala de aula, Santina relembra os bons tempos e como gostava de lecionar. “Foi muito bom dar aula, temos dificuldades, mas a gente aprendia muito com os alunos, e descobria muitas coisas novas”, relata ela.
Ela salienta ainda, que a cidade mudou bastante ao longo dos anos, mas sempre manteve a qualidade de vida. “A cidade é muito boa de se viver desde aquela época, mudou algumas coisas ,mas continua sendo um lugar bom para se viver, completou Santina”.
Curso de guia de turismo
De tanto dar aula e ensinar, Santina sempre se imaginava viajando e conhecendo novos lugares, foi então que fez um curso técnico de guia de turismo. “Fui muito incentivado pelos livros e tive oportunidade de conhecer muitos lugares bonitos tanto no Brasil quanto na América. Isso é uma grande oportunidade, pois conhecemos outras pessoas e a convivência que a gente cria é muito positiva”.
Com uma trajetória excelente, Santina finaliza deixando uma frase. “Foi uma trajetória com tropeços e realizações acertos e erros, mas muitos aprendizados. O sentimento que fica é um bálsamo que potencializa a tranquilidade do dever cumprido”.