Região
Dois Irmãos – 66 anos: como é viver ou empreender em Dois Irmãos? Conta para a gente…
Provocação: agora responda você, aí de casa, as 3 perguntinhas e manda para a gente
Além do contexto histórico do Especial dos 66 Anos da Emancipação do Município, foi criada uma seção nova neste ano, para dar voz a quem mora e/ou empreende no município, dando espaço para falar sobre a vida, os locais que mais gosta e assuntos relativos a cidade.
Portanto, algumas pessoas da comunidade foram convidadas a responder, em texto, três perguntinhas:
1- Como é viver e/ou empreender em Dois Irmãos?
2 – Qual seu trabalho, em que consiste sua atividade e há quantos anos?
3 – Quais os 3 coisas ou lugares que mais gosta/admira em Dois Irmãos!?

Dentre as pessoas convidadas, algumas não tiveram tempo de responder (à tempo), agradecemos a todos que aceitaram o desafio de deixar registrado para a história (neste Especial) sua visão atual sobre o município. Muito obrigado a todos pelo “aceite” e boa leitura!
Provocação: e você, leitor, se fosse entrevistado, o que responderia sobre estas três perguntinhas? Então, sua hora chegou, escreva sua resposta, poste nas redes e marque o @odiarionet ou envie para o nosso Zap com foto 51-99549-1211.
JÚLIO PAULETTI
“Viver em Dois Irmãos é uma das maiores bençãos da vida. Sou muito grato por poder ter tranquilidade no dia a dia, coisas que só uma cidade menor e bem estruturada pode nos fornecer. Trabalho minha vida toda em Dois Irmãos, há mais de 10 anos empreendendo com grupo de corrida e depois treinamento funcional, e não tenho pretensão de sair da cidade, pois ela fornece uma qualidade de vida para trabalhar e para viver com a família muito superior a maioria das outras cidades. Temos uma pista de corrida impecável para treinos, uma praça central e um Parcão que são ótimos para lazer com a família”.
Julio Pauletti – Profissional de Educação Física
JULIANA PAEZ
“Dois Irmãos é uma cidade especial. Empreender e viver na cidade representa poder construir um caminho de bem estar e prosperidade, pois ela une a paz do interior, com a possibilidade de crescimento e expansão profissional e pessoal. Formada em Psicologia e Veterinária, atuo na cidade como Psicóloga há dez anos e ajudo pessoas a encontrarem seus potenciais, gerenciarem suas emoções na busca do autoconhecimento, se adaptarem as mudanças, construírem novos caminhos e equilibrarem razão e emoção. Dentre os principais lugares que a cidade possui, os que mais me aproxima de mim são as áreas ainda consideradas rurais, como o caminho do Travessão passando pela Ponte de Pedra, a preservação da São Miguel com seu calçamento histórico e Palco Móvel e a linda visão panorâmica que o Vale Esquerdo proporciona”. Juliana Paez, psicóloga

TATIANA KUNZ
“Viver e empreender em Dois Irmãos é um privilégio. Nossa cidade combina segurança, acolhimento e uma forte identidade cultural de raízes germânicas. Sou quiropraxista e, há 11 anos, atuo em Dois Irmãos ajudando pessoas a recuperarem mobilidade e alívio das dores com atendimentos personalizados, sempre com foco no bem-estar e na busca por melhor qualidade de vida. O que mais admiro em nossa cidade é o clima hospitaleiro e a proximidade entre as pessoas, as tradições e festas típicas que preservam nossa história e a gastronomia típica, que reúne famílias e celebra nossa hospitalidade. Dois Irmãos é, sem dúvida, um lugar especial para viver, cuidar das pessoas e manter vivas as nossas tradições”, Tatiana Kunz, quiropraxista.
GILMAR WEBER – CHILE
“Viver em Dois Irmãos ainda tem um bom ar, a cidade se mantém verde, aqui se preserva a cultura e se respeita as pessoas. Convivo com finanças e com comércio exterior quase todos os dias da minha vida e todos os dias temos uma nova surpresa, enfim, é o mercado de moedas e operações no dia a dia. Os locais que mais gosto da nossa Dois Irmãos são o parque, as praças, a Av. São Miguel e a Rua Gramado (de paralelepípedo), que ainda me remetem a saudosa Vila da Baumscheis-Dois Irmãos, pois sou nascido aqui. Além disso, as cervejarias ainda me inspiram nas nossas mais sagradas tradições, no nosso dialeto e na nossa origem”, Gilmar “Chile” Weber

MARIANA SARTORI BUSCH
Viver e empreender em Dois Irmãos é ter a sorte de estar cercada por natureza, cultura e pessoas que valorizam o trabalho feito com propósito. Aqui nasceu a Criab, minha marca de bolsas e acessórios pintados à mão, peças únicas que unem arte, identidade e praticidade. Como artista, encontro inspiração nos momentos vividos na cidade e, desde 2024, transformo ideias em pinturas funcionais que acompanham e facilitam a vida das pessoas. O que mais admiro em Dois Irmãos é a qualidade de vida, os eventos culturais que aproximam a comunidade e o Parque Municipal Romeo Benício Wolf, um espaço que sempre desperta novas criações”, Mariana Sartori Busch, artista e empreendedora
HENRIQUE HENKES
“Viver em Dois Irmãos é estar em uma cidade que valoriza a qualidade de vida e que, ao mesmo tempo, abre espaço para o crescimento. Aqui, os laços de confiança são mais próximos, onde cada negócio, carrega um toque humano. Empreender é sempre desafiador, mas também gratificante, porque além de evoluir como profissional, tenho a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Gosto de dizer que fortaleço bons negócios no mercado imobiliário que dão vida a novas amizades. Atuo há 4 anos (no ramo), sempre com o propósito de oferecer um atendimento estratégico, valorizando não apenas o imóvel, mas também a história de cada cliente. Dois Irmãos é especial para mim pelos parques e praças bem cuidados, que se tornam verdadeiros quintais para as famílias, pela evolução constante sem perder a cultura e os valores da cidade, e pelo forte comércio local e empreendedorismo, que também inspira diariamente todos os trabalhadores do município”, Henrique Henkes, corretor imobiliário.

CAROLINE RÜBENICH
Sou natural de Dois Irmãos e tenho muito orgulho de viver e empreender aqui. Fui a primeira a abrir uma esmalteria dedicada exclusivamente às unhas na cidade, tornando-me referência e incentivando outras manicures a conquistarem seu próprio espaço. Há 21 anos elevo a autoestima de mulheres e, há 9, compartilho conhecimento com alunas, ensinando a arte de transformar unhas na minha esmalteria (Espaço by Carol Rübenich Esmalteria), junto com mais três manicures e uma secretária. Amo a comida típica alemã e os restaurantes locais, além do Kerb, que celebra nossa cultura e une a comunidade. Também valorizo os parques da cidade, locais bem cuidados onde sempre aproveito momentos especiais em família”, Caroline Rübenich, manicure e empreendedora.
PAOLA DAS CHAGAS KLEIN
“Viver e empreender em Dois Irmãos é gratificante, a cidade tem um ambiente familiar, acolhedor, repleto de pessoas fiéis. As clientes acabam se tornando mais que consumidoras: criamos laços e vínculos que ultrapassam a ideia de apenas entregar um serviço.
Atuo na área da beleza há 14 anos, hoje com foco em sobrancelhas e cílios. No Studio, priorizo a naturalidade: nos cílios, trabalho com a técnica de lash lifting, que valoriza os próprios fios cliente, e nas sobrancelhas ofereço design, brow lamination e um protocolo de recuperação para estimular o crescimento de novos fios. Esse cuidado não transforma apenas a aparência, mas também a autoestima, ajudando cada pessoa a se sentir mais bonita e confiante no dia a dia.
Admiro em Dois Irmãos a tranquilidade, o espírito comunitário e as tradições que tornam a cidade única”, Paola das Chagas Klein , designer de sobrancelhas e Lash designer.

ISMAEL STEFFEN
“Dois Irmãos é uma cidade incrível, acolhedora, segura, limpa, de um povo unido e de bem. Sou fotógrafo, Diretor do Steffen Studio, especialista em fotografia de publicidade, moda e retratos, a mais de 14 anos, contato com um estúdio moderno com mais de 600 metros quadrados e um time de 12 profissionais. Sem dúvida a cultura e preservação das origens, fazem a cidade ser o que é hoje”, Ismael Steffen, fotógrafo.
OSCAR ZIMMERMANN
“Viver e trabalhar em Dois Irmãos tem sido uma bênção de Deus, com oportunidades das mais diversas. Coisas boas e outras não tão boas. Em termos de família aqui construímos nosso lar, junto com a esposa Rozeli e os filhos Carine e Kátia (adotadas) e o filho Thomas bênção de nosso próprio sangue. No trabalho, junto com a Comunidade Luterana, tivemos grandes realizações na divulgação do Evangelho Salvador de Jesus Cristo e tudo, o que inclui uma administração de igreja, visando o crescimento do Reino de Deus entre nós. Aqui cultivamos muitas amizades e, certamente, uma convivência de paz e amor entre a comunidade doisirmonense como um todo.
Trabalho como pastor da IELB (Igreja Evangélica Luterana do Brasil, desde Julho de 1985, portanto, há 40 anos. Uma das coisas que mais gosto é o povo acolhedor e querido dessa cidade, outra é a maneira como a administração municipal apoia a educação escolar, as igrejas e seu trabalho, e as oportunidades de mão de obra diversificada. Por fim, gosto da beleza da própria cidade e geografia do município, incluindo as festividades do Natal dos Anjos e demais momentos religiosos”, Oscar Zimmermann, pastor da IELB.

