Região
Dois Irmãos – 66 anos: Um convite a viajar no tempo
Nosso agradecimento especial a todos que abrem as portas de suas casas para entrarmos todos os dias, seja no jornal impresso ou nas nossas outras plataformas
Por Mauri Marcelo ToniDandel
Dois Irmãos – Neste dia 10 de setembro, mais uma vez, entramos em suas casas com um Caderno Especial para celebrar esta data tão importante e para trazer mais alguns fatos e imagens que nos remetem a nossa história.
Mais uma vez, este Caderno Especial só foi possível graças ao apoio de muita gente, entre colaboradores, entrevistados, apoiadores e anunciantes, aos quais agradecemos – de coração! Muito obrigado a todos pela acolhida, pelas sugestões e pelo apoio.
Estejam certos de duas coisas: a primeiro é que, sempre é um grande esforço produzir este caderno, são noites em que o sono foge, pois é preciso “casar” conteúdo e vendas (patrocínios), pois um não pode existir sem o outro. E, apesar da correria, sempre primamos por um produto inédito e de qualidade, e, dessa forma, agradecemos, mais uma vez.
E a segunda questão é que, desde abril ou maio conversamos com dezenas de pessoas solicitando ideias e sugestões, mas, muitos deixaram para “amanhã” por conta dos afazeres e da correria e, quando vimos, setembro chegou e o caderno precisava ser finalizado e levado para a impressão. Com isso, muitos assuntos continuam aqui catalogados para – quem sabe – dar luz à novas matérias especiais ao longo do ano ou, ainda, no aniversário de 67 anos de Dois Irmãos em 2026. Infelizmente, não conseguimos publicar tudo o que recebemos (no impresso), mas vamos lançar nas outras plataformas. Enfim, sempre “sobra” assunto e isso é uma boa notícia, afinal, mostra que nossa terra é rica em histórias e em cultura! Então, obrigado!

Comemoração em tempos idos no local onde não havia a rua São José, que separa o hospital da quadra onde estava a Sub-Intendência
MUITA HISTÓRIA
No Caderno Especial desse ano, resumidamente, estamos trazendo entrevistas, imagens e fatos históricos. Se no ano passado, a matéria principal foi sobre o C.F. Brazil, um clube fundado em 1917 e que ninguém sabia da existência (comprovada pelo livro ata) neste ano a gente traz a história – então inédita – do convite do prefeito Leo Klauck, que veio da Grande São José do Herval para administrar Dois Irmãos – para que o bispo Dom Bruno Maldaner intercedesse junto a Volkswagen do Brasil, em 1969, para construir sua fábrica aqui no jovem município de Dois Irmãos, já que a multinacional demonstrava interesse em se instalar no sul do Brasil.
Mas, esta é apenas uma das várias histórias que vão te encantar ao longo destas 56 páginas. Além dela, temos espaço para contar a história de entidades (como o colégio Imaculada), da FADI, do nosso Patrimônio Histórico, do Bispo Dom Bruno (que é da região, amigo de Dois Irmãos e foi bispo de Frederico Westphalen), assim como a história do Roberto “Padeiro” Stoffel e outras tantas pessoas.
Além disso, neste ano, criamos seções para mostrar um pouco da nossa gente, como a enquete com comerciantes e moradores e uma entrevista feita com leitores e pessoas da comunidade sobre como é viver (ou empreender) aqui e quais as “três coisas que mais gostam aqui em Dois Irmãos”.
E mais: também, de forma interativa, convidamos leitores e a compartilharem fotos antigas e também atuais (de cartões-postais) de Dois Irmãos.
VIDA ÚTIL
Em geral, pelas histórias que a gente sabe, este Caderno Especial tem vida útil muito grande. Sempre encontramos pessoas que comentam que guardam este caderno ano a ano, pois contam nossa história. Alguns guardam para levar em viagens e mostrar como é a nossa rica Dois Irmãos aos familiares que moram em outras regiões do Estado e do País. Para estas pessoas, deixamos nosso agradecimento, pois não existe reconhecimento maior que este, afinal, ao longo de 25 anos, produzimos muito conteúdo, temos muito da história de Dois Irmãos registrada aqui e muitos feitos e fatos que nem estavam na história e que aqui registramos para jamais serem esquecidos.
E, se você não guardar, doe a um vizinho, à sua escola ou traga para nós (assim como muitos fazem com os saquinhos que envolvem os exemplares), pois vamos encaminhar a mais pessoas, aumentando a vida útil.
Ao longo das décadas, contamos as histórias dos prefeitos, dos mandatos todos, dos vereadores, das pessoas ilustres que dão nomes às ruas e escolas – e também contamos a história de muitas pessoas humildes ou desconhecidas e que tinham histórias fantásticas e que jamais estariam nos livros, mas aqui estão documentadas, pois abriram suas portas e corações para a gente. Pois é, a boa (ou má) notícia é que, assim como estas histórias que documentamos nos cadernos especiais, temos muitas outras que (ainda) não foram possíveis transcrevê-las e ficam para a próxima oportunidade.

Foto histórica documentada neste Especial, mostra pessoas da família Wirth junto a Antiga Wirth e Kunzler, na descida para o Vila Rosa, que ainda não tinha pavimentação. Te convidamos a acessar o site do Diário e conferir mais uma dezena de fotos antigas e históricas (acervo Juarez Stein)
HISTÓRIA
Mas, porque o caderno da emancipação em Dois Irmãos sempre pende para o lado da história?
É uma forma de contarmos um pouco mais da nossa história – muitas das quais não estão nos livros. Ou seja, é o nosso jeito de documentar fatos, imagens e assuntos da história.
Para finalizar, apresentamos esta foto, de data ainda ignorada, que mostra uma festividade no coração da cidade. Repare que o local desta celebração, possivelmente alunos do Imaculada da época, ocorre entre o hospital e a antiga Sub-Intendência, onde hoje é a Rua São José, que não existia naquela época.




