Região

Dois Irmãos amplia profissionais no NAE

04/07/2024 - 15h54min

Dois Irmãos- O Núcleo de Apoio às Escolas (NAE) de Dois Irmãos atua no suporte multidisciplinar a comunidade escolar, realizando intervenções com crianças, estudantes, professores, servidores escolares, equipes diretivas e pais ou responsáveis pelos educandos da rede municipal de educação.

Investindo no desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências dos estudantes, a Administração Municipal de Dois Irmãos, por meio da Secretaria de Educação, ampliou a estrutura de pessoal do NAE.

Além de inovar, com a contratação de uma assistente social, exclusiva para atuar na educação, neste mês de junho, a Administração Municipal contratou mais uma fonoaudióloga para o NAE. Com os acréscimos, o núcleo passa a contar com duas fonoaudiólogas, uma psicóloga, uma assistente social, uma técnica de apoio pedagógico na coordenação do NAE e uma psicopedagoga.

A coordenadora do NAE, Nádia Helena Schneider, comemora a ampliação dos profissionais e destaca a proatividade do trabalho do núcleo que busca um acompanhamento integral, multidisciplinar e ativo indo ao encontro das escolas e dos estudantes, atuando de forma articulada com toda rede socioassistencial que o município dispõe.

Mauren Thiemy Ito Cereser é a nova fonoaudióloga do NAE que vai atuar junto com a colega de profissão no núcleo, Carolina Louise Cardoso e com a psicóloga, Mariana Rosa da Silva e da assistente social, Jéssica Gebhardt.

A equipe atua diretamente no ambiente escolar, trabalhando não só nas demandas apresentadas pelas escolas municipais, mas também de forma preventiva, promovendo iniciativas para identificar e agir em diversas situações que possam interferir no processo de ensino-aprendizagem e/ou na socialização do educando.

Uma das iniciativas é a ação de mapeamento do perfil fonoaudiológico das crianças da educação infantil da rede municipal. Preventivamente as fonoaudiólogas estão trabalhando articuladas com os professores dos pequeninos, na busca de identificar e propor intervenções em questões fonoaudiológicas.

O NAE também desenvolve o projeto “Desenvolver Bem”, que contempla pais das crianças da educação infantil da rede municipal, que recebem orientações sobre o desenvolvimento infantil, realizado pelas fonoaudiólogas e pela psicóloga.

O projeto “Saúde Mental na Adolescência”, promovido pela psicóloga, é disponibilizado para as turmas do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e aborda com os estudantes temas como ansiedade e depressão, além de trazer informações e estratégias capazes de auxiliar na manutenção da saúde mental e no manejo de situações adversas.

Outra iniciativa é o Projeto “Comunicação Respeitosa e Bullying”, que aborda, principalmente, com os adolescentes, formas de se comunicar, de se relacionar, auxiliando os jovens na compreensão dos malefícios do Bullying e ajuda-os no sucesso na vida pessoal.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário