Conecte-se conosco

Região

Dois Irmãos celebrou a contagem regressiva de 100 dias para o Bicentenário da Imigração Alemã

17/04/2024 - 14h36min

Atualizada em 17/04/2024 - 14h36min

Celebração contou com a apresentação de dança folclórica do Grupo Baumschneis (Fotos: Divulgação)

Evento aconteceu no Espaço Cultural Antiga Matriz

Na noite da última terça-feira (16), foi celebrada a contagem regressiva de 100 dias para o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Autoridades e membros da comunidade reuniram-se no Espaço Cultural Antiga Matriz, no coração da cidade, para marcar a proximidade da data histórica, que acontece no próximo dia 25 de julho.

A celebração incluiu um bate-papo sobre as histórias de Dois Irmãos e a chegada dos primeiros imigrantes alemães, acompanhado por apresentações do grupo de danças folclóricas Baumschneis e da Escola de Música Caxias Ensemble. Para os participantes que fizeram reservas, foi servido um jantar típico dos imigrantes.

O prefeito Jerri Meneghetti ressaltou a importância do Bicentenário da Imigração, enfatizando sua conexão com a história da cidade, e instou a população a manter viva a tradição da cultura alemã, tornando Dois Irmãos um município singular.

Prefeito Jerri Menegheti enfatizou o valor histórico da celebração

Programação

Dois Irmãos terá uma série de atividades alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã até setembro, quando será realizado o 195º Kerb de São Miguel. Entre essas atividades estão competições esportivas com premiações em medalhas e troféus comemorativos, apresentações teatrais através do Projeto Raízes na Aldeia da Herta, oficinas de canto em alemão, Feira do Livro, circuito musical e muito mais.

Integrantes da Escola de Música Caxias Ensemble encantou o público do evento

Confira as ações programadas em Dois Irmãos:

– Oficinas de canto em alemão

– Troféu Baumschneis – 23/07

– Epopéia Alemã – 25/07

– Premiação das competições e atividades esportivas com medalhas e troféus alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã

– Projeto Raízes, da Aldeia da Herta, coordenado por Carlos Alberto Klein

– Curso de formação continuada intitulado 200 anos de Imigração Alemã – História e Cultura, destinado a todos os professores da rede municipal de ensino. O curso terá 40h e abordará as seguintes temáticas: “Alemanha” em emigração: causas e destinos; A emigração sob a ótica da Literatura; O Brasil nas primeiras décadas do séc. XIX e o processo de imigração alemã; Imigração e colonização no RS; Imigração e colonização no RS na ficção; Dois Irmãos: um dos destinos e os teuto-brasileiros na Literatura.

– 35ª Feira do Livro – 200 anos de Imigração Alemã: História e Cultura. A magia da Feira do Livro acontecerá durante a semana nas escolas do município e durante três dias na Praça do Imigrante. – 12 a 18 de agosto

– Festival Saengertreffen (Festival Encontro de Cantores), na Sociedade Santa Cecília – 25/05

– Culto ecumênico

– Circuito Musical, Canções Folclóricas Alemãs – Volkslieder com apresentação da cantora lírica, Angela Diel e o pianista, Fernando Rauber

– Desfile Cívico com a temática 200 anos de Imigração Alemã: História e Cultura

– 195º Kerb de São Miguel alusivo ao Bicentenário da Imigração Alemã

 

Lançado em 29 de setembro do ano passado, durante as celebrações do 194º Kerb de São Miguel, quando faltavam 300 dias para o Bicentenário, o Relógio da Contagem Regressiva foi uma das primeiras iniciativas oficiais do governo estadual para marcar os 200 anos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.