Conecte-se conosco

Região

Dois Irmãos é destaque estadual no Programa Saúde na Escola (PSE)

07/03/2024 - 16h39min

Município realizou 1314 ações nas escolas, ocupando a 4ª posição dentre os 459 municípios gaúchos

 

Dois Irmãos

Dados compartilhados pela 1ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul (1ª CRS) revelam que Dois Irmãos é destaque na realização de ações do Programa Saúde na Escola (PSE).

Segundo o levantamento da 1ª CRS, Dois Irmãos realizou 1314 ações nas escolas, ocupando a 4ª posição dentre os 459 municípios gaúchos com dados registrados no programa, atrás apenas de Gravataí, Porto Alegre e Campo Bom que apresentaram 2186, 1581 e 1399 ações, respectivamente. Se forem cruzados os dados nominais das ações com o número da população de cada município, Dois Irmãos é o Município com mais ações percentualmente realizadas no Estado.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, secretarias estaduais de Saúde e Municípios. O programa foi criado em 2007 com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, integrando ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

A servidora municipal da Secretaria Municipal de Saúde, coordenadora do PSE local, Fernanda Ponne, comemorou o resultado do levantamento do Estado. “Descobrir que estamos entre os municípios que mais realizaram ações nos estimula a seguir desenvolvendo mais ações em parceria com as escolas”, disse Fernanda, que também destacou a parceria com as escolas municipais. “A participação e o envolvimento da Secretaria de Educação e das escolas foi fundamental para o sucesso do PSE em Dois Irmãos”, explica a coordenadora.

 Principais ações desenvolvidas pelo PSE em Dois Irmãos

As principais ações desenvolvidas pelo PSE em Dois Irmãos foram sobre saúde ambiental, promoção de atividades físicas e cidadania e direitos humanos. No final do ano passado, Fernanda apresentou as ações do PSE de Dois Irmãos em 2023 para gestores da Saúde e da Educação do Município. O encontro também serviu para avaliações e um primeiro planejamento de atividades para este ano.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.