Região

Dois Irmãos entrega o primeiro Cartão de Prioridade para portadores de fibromialgia

17/09/2024 - 18h02min

Dois Irmãos 

Nesta segunda-feira (16/09), foi entregue o primeiro Cartão de Prioridade do Fibromiálgico em Dois Irmãos.

Viabilizado pelo Decreto Municipal n.º 4.515/2024, publicado no último dia 20 de agosto, o cartão foi entregue para o paciente Edson Jauri Engelmann, pelo Secretário Municipal de Saúde, Ismael Nervo, e pelo chefe de Gabinete, João Luiz Weber.

O decreto municipal estende aos portadores de fibromialgia o atendimento preferencial concedido às pessoas com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, às gestantes, às lactantes, às pessoas com crianças de colo e aos obesos de acordo com a legislação brasileira.

O decreto regulamente também no município a Lei Estadual n.º 15.606 de 2021, que instituiu a política de proteção dos direitos da pessoa com fibromialgia. Entre os benefícios garantidos pela legislação estão o direito de usar filas preferenciais em órgãos públicos e privados e o direito de estacionar em vagas preferenciais.

Edson é morador do Bairro Bela Vista, tem 47 anos, e desde 1997 convive com as dores da fibromialgia. Atualmente é paciente do Hospital Conceição, em Porto Alegre, mas contou que está sendo transferido para o Cristo Redentor, também na capital gaúcha. Foi em uma das consultas em Porto Alegre que Edson conheceu a legislação sobre a fibromialgia com uma paciente, e em julho, procurou a Administração Municipal para apresentar a demanda do cartão. Edson agradeceu a acolhida do município e a emissão do cartão. “O cartão vai ajudar inclusive nos atendimentos médicos”, explica o paciente.

Os principais sintomas que caracterizam a fibromialgia são dores generalizadas e recorrentes, sensibilidade ao toque, queimações, formigamentos, cefaleia, fadiga, insônia e sono não reparador, variação de humor, alteração da memória e concentração.

Seu diagnóstico é essencialmente clínico, conforme os sintomas informados pelos pacientes nas consultas médicas e ao exame clínico, tais como a identificação de pontos dolorosos sob pressão, também chamados de tender points.

Não há cura para a fibromialgia, sendo o tratamento parte fundamental para evitar a progressão da doença que implica severas restrições aos pacientes, sendo pacífico que eles possuem uma queda significativa na qualidade de vida, impactando negativamente nos aspectos social, profissional e afetivo de sua vida.

O secretário de Saúde explicou que o processo para solicitação do Cartão de Prioridade do Fibromiálgico é simples e deve ser feito por meio do protocolo geral na Prefeitura ou eletrônico, por meio do aplicativo do município, Atende.net, disponível via celular ou por meio do site www.doisirmaos.rs.gov.br, acompanhado de cópias de um documento de identificação com foto; CPF; comprovante de residência atualizado e laudo médico com a Classificação Internacional de Doenças (CID) da fibromialgia

Sair da versão mobile