Região
Dois Irmãos inicia aplicação de BRI nas escolas como ação de combate ao Aedes aegypti

Dois Irmãos – A Secretaria de Saúde, por meio da equipe de Vigilância em Saúde, iniciou na quinta-feira (05/02) a aplicação de Borrifação Residual Intradomicial (BRI) nas escolas do Município, o objetivo é aplicar em todas até o início do ano letivo, marcado para 18 de fevereiro. A ação faz parte das estratégias de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
A aplicação da BRI representa um avanço significativo nas ações de saúde pública do município e a eficácia é de 4 meses. Após este período, o quadro epidemiológico é avaliado, onde se estuda a necessidade de repasse do produto ou que tenha casos confirmados próximos ou alto índice de infestação, qual é monitorado por meio de ovitrampas.
Prevenção de surtos e para a proteção da população
Além de reduzir a presença do vetor em áreas de grande circulação de pessoas, a medida contribui diretamente para a prevenção de surtos e para a proteção da população.
A BRI é um método que utiliza o inseticida Fludora Fusion. O produto é aplicado em superfícies onde os mosquitos costumam pousar, criando uma barreira de proteção por mais tempo e ampliando a eficácia do combate. Durante o mês de janeiro, a aplicação também foi realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).