Conecte-se conosco

Região

Dois Irmãos instalará passarelas aéreas para proteger o bugio-ruivo e a fauna silvestre

13/09/2025 - 12h50min

Em Dois Irmãos serão instaladas passarelas aéreas em alguns pontos da cidade, nas próximas semanas, com mais registros de atropelamentos de fauna silvestre. CRÉD. pmdi

O Município de Dois Irmãos, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMA), está implementando ações que visam a proteger a fauna silvestre no município, em especial o bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), animal símbolo de Dois Irmãos, conforme a Lei Municipal n°5.410/2024.

No ano 2024 se realizou uma reunião com o pessoal do Programa Macacos Urbanos (@macacosurbanos) de Porto Alegre para conhecer o projeto e a logística para a instalação de passarelas de fauna em áreas urbanas, assim como os resultados positivos desta iniciativa.

 Passarelas aéreas

Neste sentido, em Dois Irmãos serão instaladas passarelas aéreas em alguns pontos da cidade, nas próximas semanas, com mais registros de atropelamentos de fauna silvestre. Estas estruturas são destinadas a locais com fragmentos florestais separados por rodovias, com objetivo de proporcionar a conectividade entre os lados da via, através de estrutura superior ao nível do solo. O alvo primário é o bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), mas também poderão ser beneficiados o ouriço (Coendou sp.), os gambás (Didelphis sp.) e pequenos roedores e marsupiais arborícolas.

O DMA tem registrado desde o ano 1995 os atropelamentos de fauna silvestre em Dois Irmãos e com base nesta informação foram identificados alguns pontos na área urbana onde acontecem com mais frequência estes acidentes. Logo, uma solução para proteger a fauna é a construção de passarelas aéreas para travessia de animais.

 Instalação de estruturas

As passarelas aéreas também virão ao encontro com o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dois Irmãos, Lei Municipal n°4.845/2020, no sentido de proporcionar condições de sinalização e outras medidas que permitam a manutenção do fluxogênico entre as populações de animais silvestres, bem como a conservação dos fragmentos florestais que compõem o mosaico ecológico que caracteriza o ambiente urbano de Dois Irmãos e que são necessários à sobrevivência da fauna nativa.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.