Conecte-se conosco

Região

Dois Irmãos presente no lançamento da FICAI 4.0, uma nova era na educação infantil

14/03/2024 - 14h16min

Dois Irmãos
No auditório do Instituto do Cérebro (InsCer), na PUCRS, foi apresentada a FICAI 4.0, uma atualização da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente, na última segunda-feira (11/03). O evento contou com a presença da Secretária de Educação de Dois Irmãos, Denise Maria Maldaner, e do presidente do Conselho Municipal de Educação, Wilson Selch.
 A nova versão busca aprimorar os fluxos e a articulação intersetorial para garantir o acesso, permanência e aprendizagem de crianças e adolescentes na escola. O lançamento também marcou a assinatura de um termo de cooperação entre instituições parceiras.
A FICAI 4.0 foi desenvolvida coletivamente e introduz inovações importantes, como um sistema “portas-abertas” e fluxos circulares de trabalho, promovendo o envolvimento da rede intersetorial. Além disso, prioriza métodos regulares de trabalho, evitando simples encaminhamentos.
 Com foco na prevenção e combate à infrequência escolar, a FICAI 4.0 representa um avanço significativo na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, direcionando as atuações do Conselho Tutelar, do Ministério Público e das redes de apoio conforme as necessidades específicas de cada caso.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.