Região

Dois Irmãos recebeu a centelha da 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria 2024

21/08/2024 - 17h25min

Cerimônia contou com a presença das autoridades marcou o acendimento do Fogo da Pátria em Dois Irmãos. (Créd. Adrione Britto)

Centelha chegou na sede do Corpo de Bombeiros, conduzida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, vinda de Glorinha

 

Créd. Adrione Britto

Uma cerimônia, no final da manhã desta quarta-feira (21/08), marcou o acendimento do Fogo da Pátria em Dois Irmãos. A centelha chegou na sede do Corpo de Bombeiros, conduzida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, vinda de Glorinha, já tendo percorrido 13 municípios.

A pira, que vai guardar o Fogo da Pátria de Dois Irmãos, foi acessa com a centelha, pelo representante da liga, capitão Márcio Régis Fagundes Hemming, pela secretária municipal de Educação, Denise Maria Maldaner, pelo comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Rômulo da Silva e pelos presidentes dos grupos de escoteiros do município, Adailton Gomes Chaves, do grupo Os Moicanos, e Hariet Arandt, do grupo Baumschneis.

Dois Irmãos enaltece a Pátria

Denise agradeceu a presença de todos na recepção ao Fogo Simbólico da Pátria, destacando que Dois Irmãos enaltece a Pátria, o civismo e as pessoas que muito fizeram, em especial, neste ano, o legado da imigração alemã. A secretária convidou os presidentes dos grupos de escoteiros para lhe acompanhar durante o seu pronunciamento, parabenizo ambos pela continuidade do escotismo no município.

Representando a Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, o capitão Hemming destacou que ser patriota não significa tão somente as manifestações exteriores dos referidos sentimentos, propondo que cada brasileiro se conscientize de que toda tarefa, por menor que seja, contribua para um todo, traduzida pela conexão de princípios de dignidade, honestidade, moral elevada e fraternidade. Os presidentes dos grupos de escoteiros de Dois Irmãos também falaram durante a cerimônia e destacaram o reconhecimento ao escotismo.

Temas deste ano

O tema nacional da Semana da Pátria homenageia o centenário da União dos Escoteiros do Brasil, celebrado em 2024. Já o tema estadual é a 1ª Força de Paz Internacional Batalhão Suez, a mais longa missão do Exército Brasileiro em zona de guerra no século XX, reconhecida com o Nobel da Paz em 1988. O tema municipal é Tradição e Transformação, o legado dos 200 anos da Imigração Alemã em Dois Irmãos.

Sair da versão mobile