Conecte-se conosco

Região

“É um absurdo, até acontecer uma tragédia e aí não adianta mais”, afirma prefeita sobre a situação da VRS-873 em Morro Reuter

13/09/2023 - 11h12min

Atualizada em 13/09/2023 - 13h11min

A chefe do Executivo está fazendo cobranças constantes ao Daer – que é o órgão responsável pela via. 

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – NÃO SE VÊ UM PALMO À FRENTE! Essa é a realidade de quem passa pela VRS-873, entre as localidades do Mato Comprido e São José do Herval.

Não se enxerga nada. O risco é enorme e já resultou em acidente na semana passada. Complicado até mesmo para quem conhece e transita no local diariamente.

Motoristas afirmam que é necessária uma pintura refletiva da via, com colocação de “olho de gato” em que dê para visualizar a pista, além de iluminação. “Com essas chuvas está a cada dia pior, eu passo por ali seis vezes por semana, vou de manhã e volto à noite. Eu volto bem devagar porque conheço o caminho, e têm vezes que tenho que parar o carro para depois ir de tão ruim que fica”, disse Marcio Alvim, que mora em Herval e vai a Dois Irmãos todos os dias para trabalhar.

O INVERNO ACABANDO E O DAER ESTÁ A CONTRATAR UMA TERCEIRIZADA

O problema no trecho é constante mas se acentua no período de inverno – em que há ainda mais neblina principalmente à noite.

E enquanto a estação está chegando ao fim mais uma vez, o Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem (Daer) – responsável pela via – está apenas na fase licitatória para então contratar uma empresa terceirizada e fazer melhorias [que não foram especificadas quais serão].

PREFEITA DIZ QUE A SITUAÇÃO É INADMISSÍVEL

A prefeita Carla Chamorro disse que está em tratativas com o Daer desde junho/julho. “Não faz ideia de quantas vezes cobramos, tanto que deram o contato da empresa responsável e, da última vez que conversei com eles, ontem, disseram que iriam pintar a via assim que a chuva parar. Mas, não vão pôr os ”olhos de gato”, estão esperando a licitação.

A chefe do Executivo disse que não vai parar de cobrar enquanto não pintarem o trecho, ao menos – além de demais melhorias. “É um absurdo, até acontece uma tragédia e aí não adianta mais. Também temos ônibus escolares passando por ali.”

O problema tende a aumentar assim que o asfalto até Gramado, passando por Santa Maria do Herval, estiver pronto – que aumentará o fluxo de veículos cujos motoristas não conhecem o trecho.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.