Região

Ecosul Energia Solar comemora sete anos

14/09/2023 - 14h17min

Atualizada em 14/09/2023 - 14h46min

Vinícula Don Guerino, de Alto Feliz, instalou o sistema com a Ecosul (CRÉDITO: ECOSUL / DIVULGAÇÃO)

Pioneirismo, gestão estratégica e diversificação de negócios marcam a trajetória de sucesso da empresa

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Nova Petrópolis – A Ecosul Energia Solar está comemorando sete anos de atividades na região. Fundada em 2016, em uma época em que pouco se falava sobre energia fotovoltaica no Brasil, a empresa iniciou suas atividades literalmente batendo de porta em porta para explicar o que era energia solar e as vantagens dessa energia renovável para residências, comércios e indústrias. “A Ecosul entrou no mercado num período em que existiam menos de dois mil sistemas instalados no Brasil. Hoje temos mais de 1 milhão de sistemas conectados e gerando energia. Temos a certeza e o orgulho de dizer que participamos de forma ativa nessa mudança no cenário brasileiro” afirma Maiquel Spier, diretor comercial da empresa.

Atualmente, a empresa é referência em qualidade e garantia em soluções em
energia solar no Rio Grande do Sul. Possui uma estrutura própria, com equipe de mais de 30
colaboradores, e mais de 2.200 clientes espalhados em todo Rio Grande do Sul. Já foram mais de 36 megawatts vendidos, com uma economia mensal de mais de 3 milhões de reais para seus clientes.

GIGANTE NO MERCADO – Por dois anos seguidos, a Ecosul conquistou o prêmio de melhor pósvendas do sul do País e do Brasil, pela SolarZ, empresa que avalia o setor e fornece sistema de monitoramento para a grande maioria das empresas integradoras do Brasil.
“Temos uma equipe altamente qualificada, cuidando dos sistemas de nossos clientes
para que eles tenham o melhor retorno possível ao longo dos anos. Para termos uma ideia da
importância desse prêmio, existem hoje no mercado gaúcho 2,5 mil empresas de energia solar,
e mais de 30 mil no Brasil. Ser a número 1 do país é motivo de muito orgulho do que construímos junto aos nossos colaboradores”, comemora Ícaro Ludwig, diretor administrativo.

Mais de 2 mil obras
Das mais de 2.000 obras executadas, algumas marcaram momentos importantes da
história da empresa, como os primeiros sistemas instalados, com clientes que apostaram na
Ecosul, como Marcelo Colombo e Pneus Petrópolis. Projetos desafiadores também foram
marcantes para a empresa, seja pelo tamanho ou alto grau de complexidade, como os projetos da Sicredi Pioneira, Vinícola Don Guerino, Hotel Casa da Montanha, Restaurante Colina Verde, Cervejaria Edelbrau e Salsicharia Suibom.

Tempo de mudanças
Desde o início do ano, se antecipando às mudanças do mercado fotovoltaico gaúcho e brasileiro, a empresa acionou seu lado mais estratégico e reestruturou a empresa. “Reorganizamos alguns processos internos e implantamos um conjunto de medidas e ações administrativas que vão nos garantir cada vez mais saúde financeira e bons produtos. Oxigenamos nossas operações, selecionamos profissionais multitarefas para atender a demanda, reduzimos vagas desnecessárias e focamos no que fazemos de melhor: o atendimento ao cliente”, explica Ícaro. Outro ponto de mudança foi no quadro societário. A Ecosul chegou a ter seis sócios. Atualmente conta com três profissionais com profundo conhecimento do mercado, que comandam setores diferentes dentro da empresa: Germano Girardi, Ícaro Ludwig e Maiquel Spier. “Temos pensamentos distintos e isso é um dos grandes segredos do crescimento da empresa, pois todas as ações são tomadas com base na cautela e informações sólidas”, comemora Germano.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário