Região
Ederson Bueno (MDB) avalia o ano frente ao legislativo de Dois Irmãos
Para o ex-presidente da Câmara de Vereadores, a gestão de pessoas foi um grande desafio
Por Nicole Pandolfo
Dois Irmãos – Enquanto esteve a frente da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos, em 2023, Ederson Bueno (MDB), priorizou a aproximação do poder legislativo com a comunidade . A transmissão das sessões ao vivo através da página da Câmara no Facebook e canal de YouTube foi uma tentativa de intensificar a transparência via rede social: “Não precisa mais vir até as sessões”, disse o vereador. O recurso agilizou processos de arquivamento de conteúdo além de ampliar o alcance das informações. No perfil do Instagram da Câmara (@camaradevereadoresdi), a implementação de postagens semanais com os projetos aprovados e suas descrições, abriu mais uma via de comunicação com a população.
Ederson também destacou uma melhora na produtividade do legislativo: “Acho que a Câmara melhorou bastante o nível, a gente subiu a régua. Temos discussões mais propositivas, é importante a gente manter isso em 2024, apesar de ser um ano um pouco mais quente”, referindo-se ao período eleitoral.
Destaque na gestão
Durante seu mandato como presidente, Ederson diz ter feito questão de estreitar o elo com a prefeitura, agilizando processos e diminuindo a interferência de vieses políticos. Ele acredita que a nova presidência dará continuidade ao trabalho: “O Tavares também tem uma boa relação com o prefeito e também dispõe de tempo pra representar as pautas da Câmara no executivo.”
Desafios
Edinho destaca o trabalho da equipe para que seu mandato fosse tranquilo: “O trabalho interno, como presidente vem pronto, qualquer dúvida que tu tenhas, o jurídico tem muita experiência e consegue sanar, por exemplo”, ele explicou. No entanto, o vereador cita a gestão de pessoas como algo desafiador em alguns momentos: “Tu tens que intermediar algumas situações pra que não vire um ambiente de guerra”, ele conta. Ainda assim, elogiou a oposição: “São pessoas esclarecidas, fáceis de conversar, abertos ao diálogo.”
“A experiência foi boa como um todo”, disse sobre a presidência da câmara. “Tive que desenvolver paciência em alguns momentos, sempre fui muito afoito. Mas saber esperar, não gastar todas as fichas na primeira jogada talvez tenha sido um grande aprendizado”, referindo-se às demandas da comunidade e da dependência da resolução do executivo.
Projetos importantes
Entre os projetos de destaque do ano, Edinho cita a Lei Orçamentária do Município que destinou mais do que o dobro do orçamento exigido por lei para as áreas de saúde e educação, as discussões sobre o plano de carreira do magistério, o projeto de fomento ao comércio através de um crédito municipal aos microempreendedores, entre outros.
Ano novo
Em 2024, Ederson deixou a presidência da câmara de vereadores – cargo assumido por Nilton Tavares (PP) – , mas diz que pretende dar andamento ao trabalho de fazer o elo entre comunidade e poder executivo: “Nós já temos as ferramentas pra isso, as transmissões, as redes sociais e vamos eventualmente convocar as pessoas para audiências públicas para debater juntos e ouvir a comunidade.”
Quanto às eleições, ele afirma: “Eu estou me preparando para ser candidato de uma majoritária, como prefeito ou vice-prefeito, mas eu não sei se isso é viável nesse momento, politicamente falando. O que eu tenho hoje de fato é que vou ser candidato a vereador. Se surgir outra oportunidade, vou ver quais são os melhores caminhos pra mim politicamente. Mas a vontade do partido está acima, durante o período eleitoral.”