Região
Educação de Dois Irmãos completa semana intensa de formação com atividade sobre direitos das crianças e adolescentes
![](https://odiario.net/wp-content/uploads/2025/02/476262823_639180265296657_4045040706385185684_n.webp)
Dois Irmãos
Concluindo a semana intensa de atividades de formação para equipes diretivas, a Secretaria de Educação de Dois Irmãos promoveu, nesta sexta-feira (07/02), uma atividade dedicada ao tema dos direitos das crianças e adolescentes.
Realizada no auditório do Centro Pastoral da Paróquia São Miguel, a formação contou com dois painéis sobre o tema. O primeiro, denominado “Humanizar: Um olhar sobre a criança e o adolescente enquanto sujeito de direitos”, foi conduzido pelas profissionais da rede de apoio do município, enfermeira Camila Peters, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), pela assistente social, Jéssica Gebhardt e pela psicóloga, Mariana Rosa da Silva, ambas do Núcleo de Apoio às Escolas (NAE).
No outro painel, a fala foi da mestre em Serviço Social, Especialista em Violência Doméstica contra criança e adolescente, Marleci Hoffmeister, que atua como assessora técnica chefe do Serviço da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Ela apresentou o painel: “A escuta especializada e o perfil dos atores do sistema de garantia dos direitos”.
A coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da Educação, Alana Schuck, participou do encontro e destacou a relevância do assunto. “Capacitar nossas equipes diretivas quanto à observação, a abordagem, a escuta de crianças e estudantes para o encaminhamento de situações de violência, oportuniza o encaminhamento adequado de tais situações”, revela Alana.
Além das equipes diretivas também participaram do encontro, servidores da secretaria de Saúde, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do CAPS, do NAE, conselheiros tutelares, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Departamento de Assistência Social do município.
A secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, agradeceu aos profissionais da educação, saúde, assistência social, Conselho Tutelar, CMDCA , NAE, Escola Estadual 10 de Setembro e Colégio Imaculada Conceição pela participação nas atividades de formação, em especial as dos dias 05 e 07 de fevereiro. “O trabalho em rede é fundamental ao atendimento a garantia da aprendizagem e para a garantia do direito à educação e a intersetorialidade é estratégica para os profissionais da educação”, lembra Denise.
Desde a última segunda-feira (03/02) a Secretaria Municipal de Educação vem realizando encontros de formação para as equipes diretivas e já divulgou a programação completa do inédito Fórum de Educação e Alfabetização, que acontece na próxima semana, de 11 a 13 de fevereiro, com nove painéis diferentes, com 13 especialistas da área da educação e grupos de estudos que irá contemplar todos os profissionais da rede municipal de educação.