Região

Em 2023, “a comunidade de Dois Irmãos demonstrou a sua força e união”, segundo o prefeito Jerri

15/01/2024 - 08h15min

Atualizada em 15/01/2024 - 09h09min

O prefeito Jerri Meneghetti avaliou 2023 e projetou o cenário municipal para 2024 (Foto: Nicole Pandolfo)

O ano que teve um início desafiador encerrou com eventos tradicionais ganhando destaque estadual

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos – Não seria possível fazer uma retrospectiva sem considerar fatores que antecederam 2023 e determinaram os desafios da administração pública ao longo do ano.

A estiagem severa que iniciou em 2022 se estendeu até os primeiros meses de 2023 e afetou não só a agricultura com um prejuízo histórico, mas também a região urbana de Dois Irmãos. “A situação mobilizou a administração com a fiscalização do uso da água, contato direto coma a Corsan para manter o abastecimento, equipes para abrir canais e arroios para captação”, relembra o prefeito.

A chuva e os atrasos

Em meados de julho, o ciclone extratropical provou que a necessidade de investimento em estudo e prevenção contra eventos climáticos extremos é urgente para qualquer administração pública. O bairro Portal da Serra foi um dos mais afetados, com dezenas de casas destruídas. “Não podemos chamar de catastrófico, porque em outras regiões a situação foi infinitamente pior”, ressalta Jerri. Segundo o prefeito, as chuvas intermitentes após o ciclone atrapalharam as ações da prefeitura: “Nós temos obras que a previsão era para serem entregues em setembro. A ponte do Vale Verde e da Av. Sapiranga, a previsão era ter terminado antes do Kerb, e terminaria, só que choveu muito. Tudo que havia sido feito precisou de reparos.”

Comunidade forte

Já em agosto, o aniversário do município marcou o início de uma série de eventos que simbolizam a superação de um começo de ano atribulado: “Foi um ano de bastante dificuldade, mas a comunidade é muito forte, tem um poder muito grande de superação e isso acaba refletindo na gestão pública”, disse Jerri, lembrando a importância dos momentos de comemoração para a autoestima e bem-estar do cidadão.

Na avaliação do prefeito, tanto o Kerb de São Miguel quanto o Natal dos Anjos ajudaram a fortalecer o espírito de comunidade e a sensação de pertencimento do dois-irmonense. Os números mostram que o público não foi o mais expressivo, comparado ao das edições anteriores, em função da alta incidência de chuva na região. Mesmo assim, os tradicionais eventos da cidade ganharam notoriedade no estado e atraíram visitantes de todo o país.

43 mil pessoas circularam na última edição do Kerb em Dois Irmãos (Foto: Nicole Pandolfo)

Natal dos Anjos tornou-se referência no estado (Foto: Tiago da Rosa)

Uma cidade turística

O crescimento dos eventos da cidade é indício do desafio que se projeta para 2024. Dois Irmãos está entrando cada vez mais no cenário turístico estadual, mas a posição exigirá preparo e adaptações tanto da administração pública quanto da população: “A gente ainda tem uma dificuldade, que não é só de dois irmãos, principalmente nesse período pós-natal: existe uma escassez de mão de obra para trabalhar no comércio em geral. Se não, haveria mais lojas, restaurantes abertos nesse período”, disse Jerri completando que, ainda assim, o comércio tem sido criativo e se prepara para o novo contexto de uma cidade turística.

Empreendedorismo

Como exemplo de ação, Jerri destaca os planos de fortalecimento de uma Rota Colonial: “Ela seria o roteiro permanente do turismo em Dois Irmãos. Não à toa nós adquirimos a área que futuramente será o Centro de Eventos e Empreendedorismo.” Segundo Jerri, o empreendimento está sendo feito em etapas: “A ideia é terminar 2024 com o projeto da construção de um pavilhão de eventos pronto, assim como o de um estacionamento e área gastronômica.” O parque poderá ser explorado para eventos corporativos, de associações, feiras e outras oportunidades. A área também sediará o Centro de Inovação com uma incubadora tecnológica: “Nos surpreendemos pela demanda, temos várias startups da cidade que estão em outros municípios, em outras incubadoras”, relata Jerri com a certeza de que o espaço atrairá mais empresas inovadoras para Dois irmãos.

Centro de Eventos será construído na área adquirida em 2022 no Travessão Rübenich (Imagem: Divulgação)

Economia

No cenário econômico, Jerri relata que o crescimento acelerado observado até o final de 2022 freou em 2023: “De abril pra cá nós sentimos que a indústria esfriou um pouco e o comércio está vendendo um pouco menos.” Segundo o prefeito, a situação pode estar relacionada a capacidade de produção e disponibilidade de mão de obra, mas não se restringe a Dois Irmãos: faz parte da macroeconomia, ligada provavelmente a política econômica federal. “2024 é um ponto de interrogação para nós. Não sabemos como vai ser. O nosso maior desafio este ano será manter a saúde financeira do município para continuar executando e fazer entregas para a comunidade.”

Sair da versão mobile