Conecte-se conosco

Região

Em Dois Irmãos serão montados 320 metros de tapetes coloridos para o Corpus Christi; veja a programação da região

29/05/2024 - 11h24min

Católicos celebra o Mistério da Eucaristia; região terá coleta de doações. Em Dois Irmãos (foto) será confeccionados mais de 320 metros de tapetes (Cred. Cleiton Zimer)

Os católicos celebram nesta quinta-feira (30) o Corpus Christi, o Mistério da Eucaristia. Em latim significa “Corpo de Cristo” ou “Corpo de Deus”.

Segundo a tradição, a celebração está ligada ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e o vinho com seus apóstolos durante a sua última ceia, antes de ser crucificado.

A data é celebrada 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira que ocorre após o domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez acontece na semana seguinte ao Domingo de Pentecostes. A data, segundo a fé católica, celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, cinquenta dias após Jesus Cristo ter ressuscitado.

Qual é a origem do Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi começou a ser celebrado na Idade Média e, segundo a doutrina, sua origem está nas visões da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258), que pedia à Igreja para celebrar a eucaristia. As visões foram relatadas ao padre Thiago Pantaleão, que veio a se tornar o papa Urbano IV em 1261. A data foi instituída após um suposto milagre ter ocorrido em Bolsena, na Itália, durante o período em que Urbano IV era papa: a tradição conta que, durante uma missa celebrada na data, teria escorrido sangue de uma hóstia no momento da eucaristia.

Tapetes de sal

Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização. Segundo a Igreja Católica, a prática remete ao momento em que Jesus chegou a Jerusalém. Apesar do nome, os tapetes são feitos não apenas de sal, mas de outros materiais, como serragem.

 

Em Dois Irmãos, montagem de 320 metros de tapetes começa na madrugada

Em Dois Irmãos terá os tradicionais tapetes pelas principais avenidas da cidade. Estarão envolvidas todas as comunidades, pastorais, movimentos e serviços da paróquia e entre outras instituições, divididos em 23 grupos, na confecção de 321,70 metros de tapete, sendo que cada grupo confeccionará 13,90 metros.

A montagem começa na Praça do Imigrante, seguindo pela Av. 25 de Julho, Caminho de Pedestres em direção à Av. São Miguel, Av. São Miguel, Travessa Agostinho Lipinski e Av. 10 de Setembro em direção à Igreja Matriz São Miguel.

A Comunidade Católica convida a todos para prestigiar esse movimento que terá início a partir das 4h com a confecção dos tapetes, às 9h missa solene na Praça do Imigrante e, após, procissão com Santíssimo Sacramento e benção. Os tapetes ficarão expostos até as 16h, para contemplar e fotografar.

Neste ano, para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes, a Comunidade Católica arrecadará alimentos não perecíveis. O valor da coleta (ofertório) também será revertido para as famílias.

Santa Maria do Herval

Segundo o Pároco Roque Klafke, a missa terá início às 9h e, após, procissão pelas principais ruas da cidade com quatro altares ao longo da caminhada para a benção do Santíssimo.

Morro Reuter

A missa na Matriz será às 15h. Logo após, procissão com a Santíssima Eucaristia, finalizando na Matriz com a bênção do Santíssimo.

Picada Café

As celebrações ocorrem na Igreja Matriz Santa Joana Francisca de Chantal, de Joaneta, e reunirá todas as capelas da cidade. Esse ano a igreja inovou e está arrecadando donativos para as vítimas da enchente como roupas, calçados, material de limpeza e alimentos não perecíveis. A missa ocorre às 15h a Igreja Matriz, seguida de procissão de Corpus Christi ao longo da Rua Balduíno Schmidt. Esse ano não haverá a confecção dos tradicionais tapetes coloridos.

Estância Velha

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus confeccionará os tapetes e serão arrecadados produtos de limpeza para os atingidos pela enchente. A missa inicia às 7 horas na Igreja Matriz, e logo após a passagem pelos tapetes. Às 14h30 terá o Santo Terço e às 15h, a missa seguida de procissão.

Ivoti

A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo fará confecção de tapetes saindo da Igreja Matriz e percorrendo a Avenida Presidente Lucena. A missa será às 9 horas e após terá procissão na avenida saindo da Igreja Matriz até a rótula do Banco do Brasil, com retorno até a igreja.
Terá arrecadação de doação de cobertores e materiais de limpeza, que serão repassados para os atingidos pelas enchentes.

Presidente Lucena

A Capela Três Mártires Riograndenses terá confecção de tapetes, com início da missa às 9 horas. Terá arrecadação de doação de cobertores e materiais de limpeza, que serão repassados para os atingidos pelas enchentes.

Lindolfo Collor

A Capela Sagrada Família terá confecção de tapetes, com o início da missa para as 19 horas. Terá arrecadação de doação de cobertores e materiais de limpeza, que serão repassados para os atingidos pelas enchentes.

São José do Hortêncio

Haverá missa as 9 horas na Paróquia São José, no Centro. Neste ano não serão confeccionados os tapetes, mas, a opção da comunidade católica foi por fazer uma Ação Solidária com a doação de alimentos não perecíveis que serão repassados às famílias mais carentes atingidas pela enchente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.