Região

Em parceria inédita com o Instituto Ivoti, Prefeitura de Ivoti ofertará curso Técnico em Agropecuária

14/06/2023 - 15h06min

Ivoti – Com o intuito de preparar e qualificar os estudantes para atuarem no setor agropecuário, foi lançada e apresentada na manhã desta quarta-feira, 14, a proposta do curso Técnico em Agropecuária, que será realizado no Instituto Ivoti. O Município custeará bolsas, e os interessados deverão, em tempo oportuno, se inscrever através de edital.

O encontro ocorreu na sala de conferências da Instituição e contou com a participação de prefeitos da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) e demais convidados.

A duração da formação é de três anos (6 semestres), com carga horária total de 1.840 horas, sendo 1.440 horas aula (20% na modalidade EAD) e 400 horas de estágio supervisionado. As aulas serão realizadas no período diurno com práticas em propriedades e empresas parceiras.

Para o Prefeito Martin Kalkmann, um dos objetivos do curso é justamente ofertar a formação aos outros municípios, valorizando o setor agrícola como um todo e qualificando a mão de obra no mercado de trabalho de forma regional.

“O curso é importante para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, fornecendo aos profissionais as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios da produção de alimentos e contribuir para a segurança alimentar e o crescimento econômico. Eu tenho a certeza que muitos de nós, prefeitos e responsáveis pelos departamentos de agricultura dos municípios, estamos realizados em podermos proporcionar essa oportunidade aos moradores das nossas cidades”, destaca o prefeito.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Através de Projeto de Lei, o município passará a custear os valores das mensalidades dos estudantes, conforme critérios de seleção. Somente poderá participar da formação o aluno que está cursando o ensino médio ou já possui a conclusão do mesmo.

“Diferentes olhares contribuíram para a construção da matriz do curso, que depois de tantos debates e discussões, se entrega hoje, um modelo onde temos a  convicção de como essa primeira experiência contribui para o crescimento deste setor tão importante para a sociedade”, comenta o vice-prefeito e secretário de Administração, Marcelo Fröhlich.

O CURSO

O curso Técnico em Agropecuária se propõe a formar profissionais com competências e habilidades de planejar, executar e acompanhar todas as fases dos projetos agropecuários, tanto em pequenas quanto em grandes propriedades, em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, empresas de assistência técnica e extensão rural. Auxiliar de forma construtiva e colaborativa nos trabalhos em equipe e tomada de decisões com senso investigativo, visão sistêmica das atividades e processos, capacidade de comunicação e argumentação, autonomia, proatividade, liderança, respeito às diversidades nos grupos de trabalho, resiliência frente aos problemas, organização, responsabilidade, visão crítica, humanística, ética e consciência em relação ao impacto de sua atuação profissional na sociedade e no ambiente.

Sair da versão mobile