Região
Empresário de Ivoti está entre suspeitos de fraude milionária em planos de saúde
Por Geison Concencia
Ivoti – A Polícia Civil do Rio Grande do Sul desarticulou um esquema milionário de fraudes na comercialização de planos de saúde, que tinha entre seus principais organizadores um morador de Ivoti. A operação, chamada Carência Zero, foi deflagrada nesta segunda-feira (1º) pelo Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos e pela Delegacia de Investigações Cibernéticas Especiais. A identidade do empresário segue em sigilo.
Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em cinco estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro.
As investigações apontaram que a quadrilha falsamente representava uma conhecida operadora de saúde gaúcha. O grupo utilizava empresas de fachada para forjar vínculos empregatícios fictícios, incluindo vítimas em planos empresariais legítimos sem qualquer relação de emprego.
Para atrair clientes, os criminosos ofereciam planos particulares com descontos irreais e ausência de carência, cobrando valores via PIX e boletos bancários falsos. Depois do pagamento, os contratantes eram inseridos como supostos funcionários de empresas envolvidas na fraude.
Valores e estrutura
Relatórios de inteligência financeira revelaram que as empresas investigadas movimentaram mais de R$ 287 milhões sem justificativa econômica. A Polícia descreveu a organização como uma estrutura piramidal, com níveis de liderança estratégica, núcleo financeiro, operacional, de suporte e fachadas societárias.
A Justiça determinou o sequestro de R$ 5 milhões de cada um dos 26 investigados, além da apreensão de 17 veículos e três imóveis ligados à organização criminosa.
As investigações seguem em andamento para identificar novos beneficiários e verificar se outras operadoras de saúde foram vítimas do golpe.
