Conecte-se conosco

Região

Enchente deixa um cenário de devastação total no Campestre de Hortêncio

19/06/2023 - 11h13min

Atualizada em 19/06/2023 - 11h17min

São José do Hortêncio – O cenário parecia algo que resultou de uma guerra, com vários entulhos depositados às margens da estrada Exaltação da Santa Cruz. Foram várias famílias atingidas no bairro Campestre pelas cheias do Rio Cadeia, e com relatos dramáticos de moradores que foram salvos por milagre.

PERDA TOTAL

O morador Claudio Fries e a esposa Maria Nelci Fries têm um forte relato de resistência, solidariedade, amor à vida e à família. Eles, um filho, uma filha, cunhados, nora e netos passaram por momentos de pavor quando as águas do Rio cadeia chegaram.
“De manhã levantei e não tinha água alta assim. Ao meio dia deu o tempo salvar os bichos e sair só com a roupa do corpo”, relata maria Nelci. A nora e a filha dela com um nenê de um ano foram tirados de barco. A sua irmã, que passou por recente cirurgia numa perna, teve que ser tirada de barco de cima de um telhado.
Um neto do casal, que reside na Sede, auxiliou a salvar quatro animais por cima de um muro dos fundos da casa. Chegaram familiares para auxiliar na limpeza e trazer vassouras, rodos e ajuda financeira para a família ter alimentos. Uma vizinha auxiliou com alimentos e abrigo, e outros fizeram a sua parte lavando as roupas da família.
O domingo foi de limpeza geral e gestos solidários, pois além de perderem móveis, roupas, utensílios domésticos, geladeiras, freezers, camas e documentos, tiveram perdas de muitos alimentos como farinha, açúcar, feijão e carnes que estavam estocados.
Um trecho da estrada está interrompido, após a Igreja Exaltação da Santa Cruz. Várias famílias perderam tudo por ali e os montões de restos de móveis, roupas de cama e roupas do corpo completamente embarrados, junto com louças, calçados e até brinquedos.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.