Região

Energia renovável: venda de carros elétricos dispara no país

13/09/2024 - 17h58min

Ivoti já possui um ponto de recarga para veículos elétricos, localizado junto ao Núcleo de Casas Enxaimel

Região – Na busca por mais conforto e facilidade na hora do transporte, muita gente opta pelos carros, e no Brasil não é diferente. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelam que metade da população tem um veículo, o que equivale a um carro a cada quatro habitantes.

Fatores externos, como no caso das enchentes, ou a melhora econômica dos cidadãos, influenciam diretamente na compra, e o resultado visto em até agora em 2024 aponta para o aquecimento no mercado automotivo. Com esse aumento, uma nova categoria vem despontando nas preferências de consumo: os carros elétricos.

Seja por conta da economia ou pela preocupação com o impacto ambiental, a venda dos veículos elétricos do primeiro semestre de 2024 já ultrapassa o número do ano passado. De janeiro a julho, o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, contra os 93.927 de todo 2023, o que equivale a um aumento de 105%.

Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) de julho revelam que mais de 300 mil veículos de diferentes tipos de eletrificação (totalmente elétricos ou híbridos) já estão em circulação. Outro reflexo desse aumento está no crescimento de locais de recargas para esses modelos, e a estimativa é de que mais de 8 mil pontos já funcionam no país.

A expectativa da ABVE é de que o ano se encerrará com vendas totais superiores a 150 mil veículos leves eletrificados.

Sair da versão mobile