Região
Enxurrada causou devastação em todo o Teewald
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – O acumulado de chuva entre sexta-feira (17) e sábado (18) causou transtornos em todo o município. Foram estragos em todas as localidades, nos ‘quatro cantos’, desde bueiros entupidos e transbordando, árvores sobre estradas, queda de barrancos e erosões nas laterais de estradas.
Duas pessoas, mãe e filha, morreram soterradas na Linha Marcondes, divisa de Gramado com Herval. Elisabeta Maria Benisch Ponath, 51 anos, ainda correu para tentar salvar a mãe Ledwina Lehnen, 86, e ambas forram arrastadas pelo barranco que destruiu a casa. Foram sepultadas na tarde de domingo, na Marcondes, em Herval, sob forte comoção.
Milhares de frangos morreram afogados no bairro Amizade. Em outros trechos do município o granizo também fez estragos nas lavouras – principalmente milho, assim como uva e demais culturas.
Casas foram invadidas pela água. Muros caíram. Uma fábrica de chocolates de Alto Morro dos Bugres teve prejuízo pois um barranco destruiu parte da parede do prédio que foi construído há pouco.
Serão necessárias semanas e meses para voltar à normalidade. Ontem o município decretou situação de emergência.
RIO LOCH
De acordo com a prefeita Mara Stoffel, a demanda é grande. Muito prejuízo. A chefe do Executivo ressalta que estão dando prioridade para as situações mais críticas, portanto, pede a compreensão da comunidade. Não tem como fazer tudo de uma só vez.
Um dos pontos de maior preocupação neste momento, se tratando de estradas, é o Rio Loch. Lá não há previsão de normalização pois a via literalmente não existe mais. Tudo veio abaixo. “Acho que não tem mais recuperação. Da outra vez (junho) foi investido bastante para liberar e agora acontece isso. Mas não tem o que fazer, temos que agradecer que naquele momento não tinha ninguém no local”, disse Mara.
PONTE SEM PREVISÃO DE LIBERAÇÃO
Enquanto isso a ponte do Rio Loch segue sem previsão de normalização. De acordo com a prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, que assumiu o compromisso em reformá-la, a estrutura pode ter sido deslocada pela força da água. Ficará interditada por tempo indeterminado.
No município muitas ruas também tiveram que ser desobstruídas por conta de quedas de árvores e terra.
Sementes arrancadas pela água
Em Boa Vista sementes de batatas que estavam quase nascendo foram arrancadas da lavoura pela força da água. Os prejuízos são altos.